Antes do CNPJ tem uma pessoa. Esse foi o tema da palestra que marcou o primeiro evento de 2026 da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Mulher de Santa Cruz do Sul. A atividade ocorreu no fim da tarde dessa terça-feira, 10, no salão de eventos do Hotel Soder.
A temática foi abordada pela palestrante, professora e mentora Daniela Mattos. Especialista em neurociência e comportamento, ela trouxe a importância das condutas no desenvolvimento do cotidiano. Segundo Daniela, há chaves dentro de cada um que ninguém abre, somente o indivíduo. “Muitas vezes temos problemas nas empresas que, na verdade, não são sobre as empresas, mas sobre as pessoas que as comandam”, afirmou.
LEIA MAIS: Escolha das soberanas da Oktoberfest deve retornar ao Poliesportivo
Publicidade
Durante a integração, fez três questionamentos à plateia: o que é prioridade? O que é inegociável? E o que tu não quer mais? “Quando conseguimos responder a essas perguntas, o nosso mundo se move. As mulheres são muito sobrecarregadas e não se colocam como prioridade, negociam o seu tempo em favor dos outros e acabam adoecendo”, afirmou Daniela.
Ao indagar o público sobre o lugar que estão ocupando como pessoas e sobre quem elas são da porta para dentro das suas casas, a palestrante fez com que as mulheres refletissem sobre seu papel e comportamento. O intuito, segundo a mentora, foi ajudá-las a se priorizar e enxergar o que podem melhorar nas suas vidas profissionais.
LEIA TAMBÉM: Mutirão da Secretaria da Saúde aplica 25 implantes contraceptivos em Santa Cruz
Publicidade
Na avaliação de Daniela, os movimentos de mulheres se fortaleceram após a pandemia do coronavírus, e entidades como a CDL contribuem para aumentar a presença feminina no setor, unindo e inspirando. “A CDL é um fortalecimento do protagonismo feminino. É formada por mulheres que unem forças e propósitos para prosseguir não só nos negócios, mas na vida pessoal também.”
A coordenadora da CDL Mulher de Santa Cruz, Ana Machado, destacou que essa foi a primeira de muitas atividades previstas no calendário de 2026, que deve se encerrar em novembro. O próximo evento será a rodada de negócios. Segundo Ana, as palestrantes e painelistas foram selecionadas a partir de temas que vão agregar e inspirar as mulheres. “Quem veio hoje à noite sairá daqui melhor do que chegou. É difícil selecionar os nomes porque temos muitas mulheres e muitos exemplos inspiradores.”

LEIA MAIS: Trabalhadoras rurais se unem contra a violência durante encontro regional
Publicidade
“Trazer a sua essência para a vida profissional”
A primeira atividade da CDL Mulher de Santa Cruz também foi marcada por um painel apresentado pela empresária e estilista Joana Tornquist, que há 23 anos atua no varejo local. Ela começou ainda jovem em uma empresa familiar que passou por várias transformações. Hoje possui quatro negócios, incluindo a Joana Tornquist Ateliê, a Casa Ana, a Puchullu e a loja Hot.
Durante o painel, Joana abordou não apenas os momentos positivos da jornada, mas também os tropeços, evidenciando as transformações que os negócios causaram na sua vida pessoal e no seu estilo. “Ao longo da vida aprendemos que era necessário nos transformarmos para nos adequarmos à sociedade, aos ambientes e ao trabalho com os homens e com as empresas. Agora está na hora de assumirmos essa responsabilidade de uma forma mais leve, sem precisarmos nos esconder dentro da roupa ou dentro do estilo”, disse. “Eu não preciso ter autoridade só usando um blazer, só andando de terninho formal. Posso trazer minha leveza, minha feminilidade e minha essência também no ambiente de trabalho.”
Na avaliação de Joana, eventos como o proporcionado pela CDL Mulher são importantes para o desenvolvimento pessoal, permitindo furar a bolha e abrir a mente para novos conhecimentos. “Ao participar de um evento, tu tens um insight que transforma a tua vida. Precisamos conversar mais com mulheres, entender que muitas de nós temos as mesmas dores e nos unirmos.”
Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EDITORIA ELAS
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade