Após as obras de reforma na igreja centenária, que já foi a primeira matriz de Vale do Sol, a reinauguração do templo ocorreu no dia 18 deste mês, com celebração presidida pelo bispo dom Aloísio Alberto Dilli e concelebrada pelo pároco, padre Rafael Toillier. A igreja São José foi construída em 1892 com a finalidade de capela. Quando ela se tornou paróquia da região, foi elevada ao status de matriz, em 1966. Anos mais tarde, um padre iniciou a movimentação para que a matriz fosse transferida para a região central, próximo ao hospital.
LEIA MAIS: FOTOS: fé da comunidade garante resgate de igreja centenária em Vale do Sol
Em 1979, foi realizada a bênção da pedra fundamental que iniciou o trabalho para a construção do novo templo. Houve o abandono do antigo, com a realização apenas de velórios de pessoas que manifestaram interesse em vida de serem veladas no local. O restauro da igreja começou em setembro de 2023, com recursos angariados com a comunidade. O valor investido ficou em R$ 270 mil.
Publicidade
Com a reinauguração, o local recebeu por decreto do bispo a denominação de Igreja Centenária Nossa Senhora Aparecida. A santa é copadroeira da Paróquia São José. O bispo também consagrou a mesa do altar. Em paralelo com a missa de sábado, foi realizada celebração eucarística com rito do sacramento da Crisma de 19 adultos.
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade