Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FESTEJOS FARROUPILHAS

Centelha da Chama Crioula chega ao município de Tunas

Registro no CTG Trança Crioula, em Tunas, no encerramento da cavalgada da 14ª RT | Foto: Emanueli Tavares Bohrer

Caxias do Sul sediou, entre os dias 15 e 16 de agosto, a 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula. Pela primeira vez o município da Serra Gaúcha recebeu o evento, que reuniu delegações das 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul, além de representantes de Santa Catarina e do Paraná. Um grande público prestigiou as cerimônias na noite de sexta-feira e na manhã de sábado, no Parque de Eventos da Festa da Uva. O acendimento do fogo símbolo, durante espetáculo, marcou o início dos Festejos Farroupilhas 2025. Na ocasião, também foram homenageados os 150 anos da Imigração Italiana no RS.

Os integrantes de entidades ligadas à 14ª Região Tradicionalista, da qual fazem parte municípios do Centro-Serra, participaram do evento em Caxias do Sul, acompanhados pela coordenadora Luciana Parizotto, e tendo à frente da organização da cavalgada o diretor João Bernardi. O início do percurso em busca da Chama ocorreu ainda na manhã do dia 14, quando os cavaleiros e equipe de apoio, embarcados, se deslocaram de Sobradinho até a Serra Gaúcha.

Após receber a centelha da Chama Crioula, a delegação da 14ª RT participou de desfile pelas ruas de Caxias do Sul, que reuniu cerca de 1,5 mil cavaleiros. De Caxias do Sul se dirigiram para Bento Gonçalves, de onde a cavalgada partiu no domingo, dia 17, com os cavaleiros da região reunidos, em direção ao município de Santa Tereza. Entre os municípios com paragem, estiveram também Muçum e Anta Gorda, seguindo à Arvorezinha, Soledade, interior em direção a Tunas, à Fazenda Freitas, onde ocorreu momento de partilha e homenagens.

Publicidade

O percurso final da cavalgada, com cerca de 20 km, encerrou na manhã do último sábado, dia 23, em frente à sede do CTG Trança Crioula, em Tunas, quando a centelha foi entregue ao patrão da entidade que será a guardiã até a cerimônia de distribuição regional, marcada para o dia 11 de setembro, para dar início à Semana Farroupilha. Na ocasião, ocorreu a entrega dos certificados de participação e um almoço de confraternização, reunindo também familiares e demais tradicionalistas.

Pela primeira vez como diretor de Cavalgada da 14ª RT, João Bernardi avalia a viagem envolvendo a busca da Chama Crioula como positiva, ressaltando a receptividade e o acolhimento em cada local por onde passaram e nos quais montaram acampamento ao longo dos dias. Lembrou também que a 14ª RT registra uma das maiores comitivas de cavalgada.

Bernardi agradece de forma especial a todos os tradicionalistas que participaram da Cavalgada da Chama Crioula da 14ª RT, à equipe de apoio, de cozinha e veterinária – fundamentais para o bom andamento da viagem -, a todas as pessoas que abriram as portas de suas entidades e fazendas para recebê-los com grande alegria, destacando ainda a emoção registrada por muitos, por ser a primeira vez que puderam ver de perto a cavalgada levando a “chama viva” por determinados lugares.

Publicidade

Bernardi em sua primeira cavalgada como diretor | Foto: Emanueli Tavares Bohrer

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.