Vista a necessidade de fortalecer a rede de proteção às mulheres, a Prefeitura de Venâncio Aires avançou, nesta terça-feira, 27, no projeto do Centro Regional de Acolhimento para Mulheres, durante reunião com a equipe técnica do governo do Estado. O projeto final será enviado até sexta-feira, 30, e os recursos para a iniciativa, que já estão aprovados, aguardam liberação.
A iniciativa foi contemplada na Consulta Popular 2022/2023, quando recebeu 4.233 votos, sendo a segunda proposta mais votada da região. Durante a reunião, foram debatidos os ajustes técnicos exigidos pelo Estado, que ressaltou a prioridade do projeto. Dentro do escopo previsto, o Centro ficará localizado em uma área considerada segura e próxima a outros prédios da Administração Municipal, terá capacidade para até 20 mulheres, com área edificada de 278,05 metros quadrados, e atenderá mulheres de toda a região em situação de vulnerabilidade e violência.
LEIA TAMBÉM: Venâncio instala novos semáforos na área central
Publicidade
A proposta inicial previa a instalação do Centro em um ponto próximo à ONG Parceiros da Esperança (Paresp), no Bairro Morsch. Entretanto, em decorrência da enchente registrada em abril e maio de 2024, que atingiu a região com a elevação do Arroio Castelhano, foi necessária a reavaliação e mudança da localização.
Para a prefeita em exercício, Izaura Landim, a implantação do Centro é uma necessidade urgente. “Este é um projeto essencial e muito aguardado pela comunidade. O acolhimento às mulheres em situação de violência é um dever do poder público e um anseio regional, que agora começa a se concretizar”, destacou.
LEIA TAMBÉM: Rota do Chimarrão impulsiona turismo em Venâncio Aires
Publicidade
O espaço contará com atuação de uma equipe multidisciplinar, com atenção especial às áreas de segurança e saúde mental, garantindo acolhimento, proteção e acompanhamento adequado às mulheres atendidas. A vinculação do serviço será direta com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), responsável pelos encaminhamentos, inclusive de mulheres oriundas de outros municípios. Ainda deverão ser definidas as parcerias com as prefeituras da região interessadas em participar e colaborar com o funcionamento do Centro.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade