Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RIO PARDO

Centro Vocacional Tecnológico estuda retomada de atividades

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

Estrutura voltada à qualificação de agricultores familiares é gerida por várias entidades

Voltado à oferta de cursos para a qualificação de agricultores familiares, o Centro Vocacional Tecnológico da Diversificação da Fumicultura do Vale do Rio Pardo (CVT) estuda o retorno às atividades. O espaço fica no Parque da Expoagro em Rincão Del Rey, Rio Pardo, e foi inaugurado em março de 2018. O prédio possui 911 metros quadrados com auditório, quatro salas de aula, laboratórios e dependências administrativas.

Nos últimos dois anos, o espaço não contou com ações e cursos. Conforme o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Frederico Henn, durante a pandemia, em virtude do agravamento da situação sanitária, as atividades foram suspensas no CVT. No entanto, a ideia é que em breve as ações estejam de volta. “Para 2022, a Unisc está estudando e estruturando uma proposta para a retomada das atividades do Centro Vocacional. Essa proposta será apresentada ao grupo participante, composto por várias entidades”, afirma. A coordenação do projeto junto à Unisc é do pró-reitor, Rolf Molz.

LEIA TAMBÉM: Paixão pelas flores vira alternativa de diversificação em Vale do Sol

Publicidade

Além da Unisc, o gerenciamento do CVT é realizado por um comitê gestor deliberativo formado por 16 entidades e instituições, que inclui a Prefeitura de Rio Pardo, o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede-VRP), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Arranjo Produtivo Local Agroindústria e Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo (APL/VRP), Associação Gaúcha de Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Associação dos Municípios do Centro-Serra (AMCSerra), Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Consórcio Vale do Jacuí, Emater/RS/Ascar-Regional de Soledade, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul.

LEIA TAMBÉM: Plantas bioativas são opção para diversificar na região

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.