Considerado um dos grandes nomes da música gaúcha, o nativista Joca Martins abrirá as festividades da Semana Farroupilha neste ano, em Santa Cruz do Sul. O espetáculo, que promete trazer o melhor do gênero, será no dia 10 de setembro, às 20 horas, na Praça da Bandeira. Joca não será o único. No dia 11, início oficial dos festejos, sobem ao palco os grupos Os Buenachos e Quarteto Coração de Potro, às 21 horas.
A programação oficial da Semana Farroupilha foi apresentada na noite dessa segunda-feira, 11, na HBier Public House. Tradicionalistas celebraram as novidades e as mudanças anunciadas, que vão ocorrer no centro da cidade. No dia 14, a Praça da Bandeira vai sediar a churrascada. O evento será embalado pelo show da dupla nativista César Oliveira & Rogério Mello.
LEIA TAMBÉM: Semana Farroupilha e desfile de 7 de Setembro terão novidades em Santa Cruz
Publicidade
Entre as novidades anunciadas está o desfile temático noturno, nos mesmos moldes dos que acontecem durante a Oktoberfest. Ele irá ocorrer em 16 de setembro, na Rua Marechal Floriano. A via também sediará o Desfile Farroupilha no dia 20 de setembro, que tradicionalmente é feito na Rua Ernesto Alves.
O presidente da Associação Tradicionalista Santa-cruzense (ATS), Tibicuera Almeida, ressaltou que os arcos da Marechal Floriano serão enfeitados com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul. “Queremos impactar a rua principal da nossa cidade, que é conhecida como uma das mais bonitas do nosso Estado”, afirmou.
LEIA MAIS: Desfile de 20 de setembro será na Marechal Floriano
Publicidade
Na avaliação do secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, a iniciativa de trazer os festejos para o Centro foi fundamental. “A nossa ideia é trazer apresentações gratuitas para toda a população participar e prestigiar o evento”, destacou.
Para o prefeito Sérgio Moraes, a presença dos festejos farroupilhas nas áreas centrais também serve de incentivo ao tradicionalismo, sobretudo entre as crianças. Salientou ainda que, com a realização do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) e da 35ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), Santa Cruz do Sul já pode ser considerada a capital do tradicionalismo no Estado. Tudo isso, segundo ele, contribui também para o fomento do turismo.

Secretário aponta os benefícios para o turismo
O secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, esteve no lançamento da Semana Farroupilha de Santa Cruz do Sul e enalteceu a importância do município, que tem se consolidado, segundo ele, como presença marcante no tradicionalismo. “Estamos aqui valorizando esse momento e reconhecendo a importância que Santa Cruz do Sul tem neste capítulo da cultura gaúcha.”
Publicidade
Na avaliação de Santini, a Semana Farroupilha possui forte apelo para tornar-se um produto turístico. Especialmente em um momento no qual, de acordo com ele, a matriz econômica mudará com a entrada da reforma tributária, favorecendo o investimento no turismo. “
Participe aqui do canal de notícias do Portal Gaz no WhatsApp
Se antes era uma grande jogada termos aqui indústrias de produção, ligadas à tecnologia ou polo metalmecânico, com a nova matriz tributária a grande fonte de renda será pelo consumo. E o consumo se dá em matrizes econômicas como o turismo”, afirmou.
Publicidade
Segundo o secretário, hoje Santa Cruz é reconhecida como um polo estudantil, de saúde e produção de indústria a partir da força do setor do tabaco. “E agora também está vinculada a um dos principais produtos que o Estado tem, que é a cultura e a tradição gaúchas”, frisou.
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade