Há mais de um ano sem lutar, o brasileiro Junior Cigano precisava de uma vitória na noite deste sábado, 13, no UFC, para voltar a sonhar com o cinturão dos pesos-pesados, que foi seu entre 2011 e 2012. Em uma batalha sangrenta que durou cinco rounds e animou o público presente em Phoenix, nos Estados Unidos, o ex-campeão mostrou porque ainda é um dos principais nomes da categoria e conseguiu derrotar o americano Stipe Miocic, por decisão unânime dos jurados (48 a 47, 49 a 46 e 49 a 46), na luta principal da noite. Esta foi a 17ª vitória do lutador catarinense na carreira, em 20 lutas. Já o adversário sofreu o seu segundo revés em 14 lutas.
A vitória recoloca Cigano no caminho do cinturão. Durante a semana, o lutador havia dito que ainda sonha com uma nova revanche contra Cain Velasquez, campeão dos pesados. Em outubro do ano passado, o brasileiro foi sido nocauteado por Cain, em um verdadeiro massacre do adversário mexicano, que hoje está lesionado e foi impedido de defender seu cinturão no último mês. O gaúcho Fabrício Werdum ficou com o título interino da categoria.
Outro brasileiro se deu bem no evento realizado neste sábado. O peso-leve Rafael dos Anjos não tomou conhecimento do marrento americano Nate Diaz e atropelou o adversário nos três rounds. Justa vitória por decisão unânime dos juízes (30-26, 30-26 e 30-27) e, ao final do duelo, o brasileiro pediu ao presidente da organização, Dana White, que lhe dê uma chance de disputar o cinturão da categoria. Em coletiva após o evento, o chefão do UFC confirmou que Dos Anjos será o próximo adversário do campeão Anthony Pettis, em luta que deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2015.
Publicidade
Mais dois brasileiros entraram no octógono em Phoenix. O peso-pesado Gabriel Napão foi nocauteado ainda no primeiro rounds pelo americano Matt Mitrione, na luta que abriu o card principal do evento. Já a peso-palha Claudia Gadelha foi superada pela polonesa Joanna Jedrzejczyk, em polêmica decisão dividida dos juízes.
Publicidade