Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

entretenimento

Cinco filmes para aprender sobre o educação financeira durante as férias

As férias chegaram e uma boa maneira de aproveitar o tempo livre é aprendendo alguma coisa. Mas isso não tem a ver somente com cursos, livros e cadernos. Também é possível entender mais sobre um assunto através de filmes.

Nesse sentido, o início do ano pode ser a época ideal para aprender mais sobre educação financeira, para estipular metas e objetivos a serem cumpridos ao longo dos próximos meses de 2022. Então, para entender de forma didática e descontraída o universo financeiro, aí vai uma lista de dicas de ótimos filmes. Confira:

  • A Grande Aposta (The Big Short)
    Vencedor do Oscar de 2016, o filme A Grande Aposta é baseado no livro de Michael Lewis. Ele explica de maneira simples e prática a crise de 2008 do mercado imobiliário americano, que trouxe grandes consequências para a economia mundial. Ideal para quem não tem muito conhecimento sobre economia e finanças.
    O filme conta a história de um grupo de oportunistas que faz uma fortuna ao prever a crise econômica dos EUA e apostar contra os bancos.
  • Trabalho interno (Inside Job)
    Ainda falando sobre a crise financeira de 2007-2008, esse documentário, vencedor do Oscar de 2011, retrata quais foram os fatores que provocaram essa crise e qual foi o impacto na sociedade.
    Dividido em 5 partes, ele mostra o lado sujo de Wall Street, iniciando sobre o cenário econômico mundial no começo do século 21. E passando pelas mudanças políticas e práticas bancárias até chegar nas consequências do estouro da bolha imobiliária e os responsáveis por esta situação.
    Definitivamente, é quase que uma aula de economia para entender mais sobre o sistema capitalista e a crise financeira de 2008.
  • O mago das mentiras (The wizard of lies)
    Este filme é baseado no livro de Diana B. Henriques, e é inspirado na história de Bernard Madoff, um dos maiores investidores de Wall Street e que foi condenado a 150 anos de prisão por uma das maiores fraudes financeiras dos Estados Unidos, o Esquema Ponzi.
    É ótimo para quem deseja entender mais sobre como funcionam os esquemas de pirâmide financeira.
  • Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
    Também inspirado em um livro, este filme retrata de forma descontraída e humorada sobre os prejuízos da falta de planejamento financeiro pessoal e do excesso de consumismo.
    O mais irônico e engraçado do filme é que de dia, a personagem principal, a jornalista Rebecca Bloomwood, ensina às pessoas sobre como administrar o dinheiro em uma revista de finanças. Mas, fora do trabalho, se torna uma consumidora compulsiva, a ponto de ir à falência.
  • Até que a sorte nos separe
    Inspirado no livro “Casais inteligentes enriquecem juntos”, do consultor financeiro Gustavo Cerbasi, o filme brasileiro também retrata sobre o excesso de consumismo e o descontrole financeiro.
    O filme trata a história de uma família que ganhou uma fortuna na Mega Sena, mas ficou falida anos depois de uma vida de luxo e ostentação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.