O cinema torna-se aliado da educação no Cine Diversidade, festival com curtas-metragens produzidos em escolas da rede municipal de Candelária. A iniciativa do Comitê Transversal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, resultou na produção de sete filmes.
Além de estimular os estudantes a criar trabalhos artísticos e descobrir seus talentos no cinema, o projeto os provocou a trabalhar problemáticas sensíveis, mas que estão presentes na sociedade. Temas como abuso sexual, bullying, suicídio, violência doméstica, combate às drogas e racismo ganharam evidência nas produções, filmadas pelas próprias turmas.
LEIA TAMBÉM: Exposição beneficente em Santa Cruz do Sul exalta o “jardim interior”
Publicidade
As exibições aconteceram nas escolas participantes. Já a premiação ocorreu na tarde dessa quarta-feira, 28, no auditório da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic). Os curtas-metragens competiam em nove categorias do troféu Dino de Ouro, escolhidos por um júri de profissionais da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O Monstro nem Sempre Mora Embaixo da Cama, da Emef Christiano Affonso Graeff, do Bairro Ewaldo Prass, foi o grande campeão, conquistando os prêmios de melhor filme, roteiro, produção, elenco e atriz principal.
Na trama, uma aluna começa a sofrer abusos de um familiar, que ameaça matar sua mãe caso ela conte para alguém. A garota recebe ajuda da escola para denunciar o fato à polícia.
LEIA TAMBÉM: Procissão das Criaturas abre espaço para valorizar a diversidade cultural
Publicidade
A professora de teatro Lilian Schünke, que coordenou a produção, destacou que o resultado é consequência do trabalho em conjunto dos alunos. Para ela, os prêmios servem de motivação para que continuem participando do festival nos próximos anos e possam, futuramente, criar suas próprias produções.
Na avaliação da educadora, a escolha do tema evidencia o papel social da arte, de denunciar temas que costumam ser “varridos para baixo do tapete”. “Esse tipo de violência vem aumentando no nosso município quando deveria estar diminuindo. Não podemos esconder.”
Os vencedores do festival

Melhor Roteiro
O Monstro nem Sempre Mora Embaixo da Cama (Emef Cristiano Affonso Graeff)
Publicidade
Melhor edição e montagem
Emef Percílio Joaquim da Silveira
Melhor produção
O Monstro nem Sempre Mora Embaixo da Cama (Emef Cristiano Affonso Graeff)
Melhor elenco
O Monstro nem Sempre Mora Embaixo da Cama (Emef Cristiano Affonso Graeff)
Publicidade
Melhor ator coadjuvante
Miguel Arthur da Rosa (Emef Cristo Rei)
Melhor atriz coadjuvante
Rayane Mikaeli Ribeiro Severo (Emef Percílio Joaquim da Silveira)
Melhor ator protagonista
Bernardo Machado Morsch (Emef Cristo Rei)
Publicidade
Melhor atriz protagonista
Brenda Emanuelly dos Santos Silveira (Emef Cristiano Affonso Graeff)
Melhor filme
O Monstro nem Sempre Mora Embaixo da Cama (Emef Cristiano Affonso Graeff)
Na Unisc
A supervisora da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, Maiara Priscilla de Souza, integrante do Comitê Transversal, destacou que o Cine Diversidade contempla leis e diretrizes sobre questões sociais que precisam ser trabalhadas nas escolas. Por isso, escolheram diversas temas (bullying, depressão, impacto das drogas, saúde mental, entre outros) e sortearam entre as instituições de ensino, para que elas criassem um filme a partir disso.
LEIA TAMBÉM: A estética ajuda a contar as histórias dos filmes
Para aprender a produzir os curtas-metragens, os alunos visitaram os estúdios do curso de Produção em Mídia Audiovisual da Unisc. Com as dicas e orientações recebidas, gravaram com celulares e editaram os trabalhos, que tiveram entre sete e 15 minutos.
“É um grande orgulho ver o quanto esses estudantes se empenharam e lutaram para trazer materiais de tanta qualidade e que mobilizaram todos os temas sociais relevantes que nós temos hoje”, ressaltou Maiara.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!