Após a publicação do decreto que instituiu o Clube de Vantagens do Servidor Municipal, na última terça-feira, 27, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul oficializou na manhã dessa quarta-feira, 28, o lançamento do programa que promete ampliar o poder de compra dos servidores e fortalecer o comércio local. Por meio da iniciativa, os beneficiários terão acesso a descontos diferenciados nas áreas de lazer, gastronomia e comércio, além de educação e saúde.
Mais de 4 mil servidores municipais – incluindo concursados, contratados emergencialmente, estagiários e conselheiros tutelares – serão beneficiados. A pedido do presidente da Câmara de Vereadores, Serginho Moraes, o programa foi estendido aos funcionários do Poder Legislativo. Também serão contemplados os dependentes, alcançando aproximadamente 14 mil pessoas beneficiadas direta ou indiretamente.
LEIA MAIS: Santa Cruz institui clube de vantagens para servidores municipais
Publicidade
A expectativa do Executivo, conforme o prefeito em exercício, Alex Knak, é valorizar o funcionalismo público e a economia local. “Este é um projeto que vai beneficiar nosso comércio e valorizar nossos servidores, que prestam um serviço de excelência, além de proporcionar mais qualidade de vida a todos eles, porque eles merecem”, afirmou.
O programa, conduzido pela Secretaria Municipal de Administração e Gestão, lançará nesta sexta-feira, 30, um edital de chamamento público que ficará aberto durante todo o ano. Isso permitirá que empresas, entidades e profissionais interessados em participar do Clube apresentem suas propostas. Estas serão avaliadas pela secretaria e, após aceitas, o programa começará a ter validade imediatamente.
Com o credenciamento dos participantes, a lista de parceiros e de descontos e a extensão dos benefícios aos dependentes serão publicadas regularmente no site da Prefeitura, no link da Secretaria de Administração, em uma seção dedicada ao Clube de Vantagens do Servidor.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Tabaco ascende municípios no ranking do PIB e das exportações gaúchas
Possibilidade de inserção de aposentados
O secretário municipal de Administração e Gestão, Matheus Ferreira, também mencionou a possibilidade de inserção dos aposentados e suas famílias no programa. Segundo ele, isso está em análise. “O prefeito em exercício, Alex Knak, comentou comigo a respeito da inserção dos aposentados e de suas famílias e essa medida poderá, sim, ser implementada em seguida”, afirmou.
Ferreira destacou que, no entanto, ainda há necessidade de checagem e validação de bancos de dados e informações para garantir que o programa tenha todas as parcerias legais e regulares.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Copom mantém a taxa Selic em 15% e decisão preocupa empresários
Universidades e instituições de saúde
Entre as parcerias em negociação no Clube de Vantagens estão instituições de Ensino Superior e da área da saúde. Segundo o secretário Matheus Ferreira, já houve diálogo com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Faculdade Dom Alberto. Na Unisc, há previsão de descontos em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e outras formações.
De acordo com Ferreira, a proposta é que os benefícios não se restrinjam aos servidores, mas também possam ser estendidos aos dependentes, conforme a formalização de cada parceria. A ampliação para familiares foi apontada como um diferencial do programa, considerando o impacto direto na qualificação profissional e no bem-estar das famílias dos servidores.
Publicidade
O Hospital Santa Cruz é uma das casas de saúde com as quais a Prefeitura manteve tratativas. A parceria prevê condições especiais para consultas com especialistas e exames laboratoriais, para servidores e seus dependentes. As condições específicas de desconto ainda passarão por formalização, conforme as regras do edital de chamamento público.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz recebe projeto de telemedicina para produtores rurais
O presidente do Sindicato dos Funcionários Municipais (Sinfum), Gelso Job, vê o Clube de Vantagens como um benefício, mas espera que não seja a única forma de valorização dos servidores. Durante a solenidade, o programa foi apresentado como uma alternativa a demandas antigas, como plano de saúde.
Publicidade
Job, no entanto, afirmou que essa e outras reivindicações, como periculosidade e risco de vida, continuam sendo prioridade para o sindicato, apesar da falta de progresso com administrações anteriores. “Apesar de as sucessivas administrações afirmarem não haver a possibilidade de um plano de saúde, o sindicato não vai desistir. A gente vai seguir pedindo plano de saúde”, ressaltou.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!