Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NOVO CAPÍTULO

Colégio Dom Alberto marca transição da Educação Infantil com passeio ciclístico

No sábado, 13, o Colégio Dom Alberto iniciou um novo capítulo de transformação na sua história recente. A Educação Infantil (EI), a partir de 2026, será contemplada na sede principal do Colégio, localizada no tradicional prédio da esquina entre as ruas Ramiro Barcelos e Marechal Deodoro, ao lado da Catedral. Com isso, as crianças de 3 a 5 anos deixarão de frequentar a casa localizada na Rua Thomaz Flores.

Para marcar essa transição, o Colégio preparou uma atividade na qual as crianças, os pais, professores e monitores participaram de um Passeio Ciclístico. O passeio saiu da antiga sede, na Thomaz Flores, e percorreu um trajeto de 550 metros até a nova sede da Educação Infantil, na Ramiro Barcelos, que passará a receber as crianças no próximo ano.

Para Everson Bello, proprietário da 2Elles (mantenedora do colégio desde julho de 2025), o evento foi além de uma atividade física: foi um rito de passagem. “Queremos que as crianças cultivem essa lembrança como ‘O Dia do Passeio Ciclístico’. Sabemos que esse tipo de recordação desenvolve uma sensação de afeto por uma infância feliz e bem cuidada”, destaca.

Publicidade

O passeio foi coordenado pela professora Isadora Hedlund e acompanhado pelo professor Rafael (Tiltz), pela teacher Adria e pela equipe pedagógica da Educação Infantil. A Guarda Municipal garantiu segurança e tranquilidade ao longo do trajeto. Cada criança esteve acompanhada por seus responsáveis e pôde utilizar sua própria bicicleta ou, se preferisse, as bicicletas do Colégio, que ficaram à disposição.

Educação Infantil e Ciclismo: aprender em movimento

O ciclismo integra o projeto pedagógico da Educação Infantil do Colégio Dom Alberto como uma estratégia alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente aos campos de experiência “Corpo, gestos e movimentos” e “O eu, o outro e o nós”. A aprendizagem da bicicleta, especialmente sem rodinhas, estimula habilidades motoras amplas, como equilíbrio, coordenação bilateral e controle postural, além de favorecer o desenvolvimento de funções executivas, como planejamento, persistência e autorregulação emocional. O processo respeita o ritmo individual de cada criança, promovendo autonomia, autoconfiança e senso de competência. Ao longo do ano, o projeto apresentou resultados consistentes, com avanços significativos na independência, na superação de desafios e no envolvimento ativo das famílias no percurso educativo das crianças.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.