O Colégio Marista São Luís, de Santa Cruz do Sul, transformou as recentes catástrofes climáticas do Rio Grande do Sul em objeto de estudo durante o 12º Seminário de Iniciação Científica e Projeto de Vida. O evento, realizado no último sábado, 8, culminou as pesquisas desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2025. Alunos de todos os níveis, da Educação Infantil ao Ensino Médio, investigaram o tema central das mudanças climáticas.
Inspirados pela Campanha da Fraternidade, que neste ano discutiu a “Fraternidade e Ecologia Integral”, os projetos de pesquisa abrangeram as quatro áreas do conhecimento (Humanas, Natureza, Matemática e Linguagens). Os estudantes investigaram problemáticas locais e relevantes, como o consumo de energia elétrica, a importância do Túnel Verde para Santa Cruz do Sul e as inundações que atingiram o Estado em 2024.
LEIA TAMBÉM: Alunos do Colégio Marista São Luís se destacam em evento de robótica
Publicidade
Conduzidos por professores orientadores, os alunos elaboraram todo o processo científico, desde a metodologia até a análise de dados e resultados. O Seminário é considerado um momento de celebração do protagonismo estudantil. Mais do que apresentar dados, o evento reforça o compromisso da instituição com a formação de cidadãos conscientes, capazes de refletir sobre os desafios do presente e de contribuir para um futuro mais sustentável.
Visita a Sinimbu
Os estudantes da turma 151 do Marista estão desenvolvendo o projeto de Iniciação Científica “Pequenas ações, grandes mudanças: mudando o clima e o meio ambiente”, que busca promover a reflexão sobre o impacto das ações humanas no planeta e incentivar atitudes sustentáveis no cotidiano.
Como parte das atividades do projeto, a turma realizou uma visita ao município de Sinimbu , que foi fortemente impactado pelas enchentes. O objetivo foi conhecer de perto as consequências enfrentadas pela comunidade e compreender as ações de reconstrução e recuperação que vêm sendo realizadas com o apoio dos governos estadual e federal.
Publicidade


LEIA TAMBÉM: Alunos do Colégio São Luís propõem uso de sacolas biodegradáveis
Durante a visita, os estudantes também contribuíram de forma simbólica e significativa com o meio ambiente: levaram sementes de árvores coletadas no próprio colégio e realizaram o plantio na barranca do rio, reforçando a importância da regeneração ambiental e da responsabilidade coletiva.
A turma foi recebida pelo secretário municipal de Educação, Flávio Miguel Henn, e sua equipe, que acompanharam a atividade e dialogaram com os estudantes sobre o papel da educação na construção de um futuro mais sustentável.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade