O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), inicia na próxima semana o roteiro do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos em 19 municípios do Vale do Rio Pardo e Taquari. A coleta seguirá o cronograma estabelecido e informado aos produtores participantes, e ocorrerá entre 11 de agosto e 23 de setembro.
O programa passará por quase 200 pontos, em localidades de Bom Retiro do Sul, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Candelária, Cerro Branco, Cruzeiro do Sul, General Câmara, Mato Leitão, Novo Cabrais, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Clara do Sul, Santa Cruz do Sul, Taquari, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.
LEIA TAMBÉM: Ministro do TST apresenta sistema para acelerar decisões judiciais
Publicidade
Após coletados, os recipientes vão para centrais credenciadas. Então são separados e enviados a unidades recicladoras, onde são transformados em outros produtos plásticos, como materiais para a construção civil e novas embalagens de produtos químicos.
Prestes a completar 25 anos de atividades, os resultados do programa pioneiro, iniciado antes mesmo da legislação de 2002 sobre o tema, se destacam. Atualmente, o programa percorre 1,8 mil pontos de 385 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina recolhendo as embalagens de produtores de tabaco – usadas tanto na lavoura quanto na produção de outras culturas desenvolvidas na propriedade.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!