Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vitória

Com a lenda do boi-bumbá, CTG Candeeiro vai para a Força A

Foto: Divulgação

Grupo de Vera Cruz levou dois troféus para casa

O CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, trouxe um título inédito para a 5ª Região Tradicionalista. O grupo levou o 1º lugar nas Danças Tradicionais Força B do 34° Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Assim, garantiu entrada na Força A para o próximo ano. O grupo também ficou com o 2º lugar de Melhor Música Inédita de Coreografia de Saída da Força B.

Em entrevista à Rádio Gazeta, o coordenador da invernada, Alex Von Martin, diz que a comemoração seguiu até a madrugada desta segunda-feira, 18. “É uma preparação que começa entre janeiro e fevereiro para apenas 20 minutos de apresentação”, salientou.

Neste ano, o CTG optou por uma proposta diferente. “Os temas normalmente acabam mostrando histórias do Estado, como guerras, por exemplo. Desta vez puxamos para o folclore lembrando da lenda do boi-bumbá que começou no Norte do país e acabou se espalhando. Aqui no Rio Grande do Sul tem festas em Encruzilhada do Sul e Cidreira. Apostamos nisso e tivemos uma aceitação da comissão, conquistando o título”, falou.

Três etapas, três vitórias
Alex explicou que o Enart é divido em três etapas: a regional, a inter-regional e a grande final em Santa Cruz do Sul. Nas três vezes, o grupo ficou com o primeiro lugar. “Dançamos e fazemos tudo com muito amor, pois não ganhamos nada com isso, ninguém é remunerado. Na final, levamos para casa somente o troféu”, falou.

Publicidade

Neste ano, o grupo investiu cerca de R$ 60 mil. “Tudo isso só é possível com a participação da comunidade. Vera Cruz é muito unida e nos ajuda bastante. Participa dos nossos eventos, dos pedágios que promovemos. Se não fosse a comunidade, não teríamos chegado onde estamos”, agradeceu.

Alívio
Classificado automaticamente para a Força A em 2020, o CTG agora está mais aliviado. “Podemos trabalhar com mais tranquilidade, estabelecer um cronograma de danças, pois na Força A são 19 tipos de danças, sendo que na B são 8. Não participamos de eliminatórias e a ideia é formar um grupo mais competitivo.”

LEIA MAIS: CTG de Vera Cruz vence na Força B e garante vaga na Força A para 2020

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.