Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Com déficit crescente, transporte coletivo de Santa Cruz entra em nova fase de discussão

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

O futuro do transporte coletivo urbano de Santa Cruz do Sul esteve no centro dos debates durante a última reunião da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Agerst). A discussão ocorreu após a aprovação de mais um repasse de R$ 370 mil em subsídio à empresa concessionária, referente ao mês de maio.

Conforme os dados apresentados, o sistema de transporte registrou um custo operacional de R$ 1,458 milhão no período, enquanto a arrecadação alcançou R$ 983 mil. Isso gerou um déficit de R$ 475,9 mil. Como o teto mensal de complementação é de R$ 370 mil, a diferença permanece como saldo devedor da concessionária.

LEIA TAMBÉM: Fiscalização encontra irregularidades em veículos do transporte coletivo de Santa Cruz

Publicidade

Os conselheiros demonstraram preocupação com a sustentabilidade do modelo atual e discutiram alternativas para o futuro do sistema.

Queda de passageiros preocupa

Durante a reunião, foi destacado que o número de passageiros pagantes segue em queda, enquanto o volume de usuários isentos permanece estável. Para os conselheiros, a redução na quantidade de passageiros que pagam a tarifa dificulta o equilíbrio financeiro do transporte coletivo e exige uma discussão mais ampla sobre o modelo adotado em Santa Cruz do Sul.

Também foi citado que o atual acordo de subsídio tem validade até o fim de julho. Após esse período, será necessária uma nova análise sobre a continuidade e o formato do aporte financeiro ao sistema.

Publicidade

Tarifa zero entra no debate

Entre as possibilidades levantadas, os integrantes da agência mencionaram experiências de municípios que adotaram a tarifa zero no transporte coletivo. Os conselheiros citaram que, proporcionalmente ao orçamento do município, um sistema totalmente subsidiado poderia representar um percentual relativamente pequeno das despesas públicas e gerar benefícios indiretos, como a redução do trânsito, dos congestionamentos e dos custos com infraestrutura viária.

LEIA TAMBÉM: Tarifa do transporte coletivo de Santa Cruz sobe para R$ 5,80

Apesar disso, houve consenso de que uma eventual adoção da gratuidade exigiria estudos técnicos e financeiros detalhados.

Publicidade

Pesquisa com usuários

Uma das propostas apresentadas durante o debate foi a realização de uma pesquisa para medir a demanda potencial pelo transporte coletivo caso houvesse redução significativa da tarifa ou até mesmo a gratuidade.

Os conselheiros entendem que um preço menor poderia atrair novos passageiros e ampliar a utilização dos ônibus, embora também reconheçam que o aumento da demanda exigiria mais veículos e investimentos operacionais.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.