Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SUSTENTABILIDADE

Com destaque na geração de energia solar, Santa Cruz atrai novos investimentos

Foto: Freepik.com

Man worker in the firld by the solar panels

Santa Cruz do Sul se destaca no cenário estadual como uma das cidades com maior potencial para a geração de energia solar. Segundo dados do Painel da Geração Distribuída Fotovoltaica no Rio Grande do Sul, o município ocupa a sexta posição no ranking, com uma potência instalada de 54.712,40 quilowatts (kW), distribuída em 6.464 unidades.

Nos últimos anos, a produção de energia solar tem avançado de forma significativa no mundo todo, e Santa Cruz segue essa tendência, apostando em uma matriz energética mais limpa e sustentável. O município já conta com 8.315 unidades consumidoras atendidas, sendo que a maior parte das instalações fotovoltaicas está em residências (80,99%), totalizando 5.235 unidades. Em seguida, aparecem os setores comercial (9,61%), com 624 instalações; rural (7,94%), com 513; industrial (0,97%), com 63; e o poder público (0,50%), com 32 instalações. No topo do ranking estadual está Porto Alegre, com 103.958,94 quilowatts de potência instalada em 10.963 sistemas ativos.

LEIA TAMBÉM: Projeto incentiva uso de energia solar em semáforos e iluminação pública em Santa Cruz

Publicidade

Com esse cenário positivo, novos investimentos estão sendo realizados na região. Recentemente, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou e contratou um financiamento de R$ 156 milhões para que a empresa GreenYellow implante 16 usinas fotovoltaicas em 13 cidades de nove estados do país. Santa Cruz do Sul está entre as cidades que receberão uma usina de minigeração distribuída, com potência instalada de 31 MWAC. No Rio Grande do Sul, também serão contempladas as cidades de Venâncio Aires e Guaíba.

Cenário no RS

Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 452.074 unidades consumidoras com geração de energia solar. A Região da Serra lidera em potência instalada, com 10,90%, seguida pelo Vale do Sinos (10,28%) e pelo Vale do Rio Pardo,  com 4,99%. A companhia com maior potência instalada no Estado é a RGE Energia, responsável por 73,16% da geração distribuída fotovoltaica no território gaúcho.

LEIA TAMBÉM: Energia solar: tire dúvidas e saiba como investir em mais tecnologia e economia

Publicidade

O Estado gaúcho é o quarto no país com maior potência instalada de energia solar, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Os dados sobre geração distribuída vêm sendo catalogados desde 2009 e mostram uma tendência crescente no uso de fontes renováveis no país.

Saiba mais

A GreenYellow é uma empresa de transição energética, especializada em eficiência energética, energia solar, serviços em energia e mobilidade elétrica. De origem francesa, a companhia foi fundada em 2007, tem operações em dezesseis países e possui um portfólio de eficiência energética com mais de 3.5 mil projetos implementados em todo o mundo, sendo mais de 1 mil deles no Brasil, onde opera desde 2013.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.