Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ENCHENTE

Com maior cheia desde 1941, água do Guaíba invade Porto Alegre

Nível do rio atingiu 3,40 metros nesta manhã

A água do Rio Guaíba invadiu a Avenida Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira, 21. O mesmo problema já havia sido registro na enchente de setembro deste ano. Nessa segunda-feira, 20, a Prefeitura fechou o sistema de comportas do Cais Mauá, mas a estrutura não suportou o nível do rio, que segue subindo nesta terça.

Além da Avenida Mauá, a água invadiu diversas ruas do 4º Distrito, local onde uma das comportas para contenção da água cedeu, causando inundação. A enchente atual já é a terceira maior da história de Porto Alegre e a maior desde 1941. O nível já ultrapassa 3,40.

LEIA TAMBÉM: Enchentes elevam perdas e trazem alerta à região

Publicidade

Melo determina ações

As equipes da prefeitura continuam auxiliando especialmente os habitantes da região das Ilhas, os mais afetados pela subida da água. O prefeito Sebastião Melo determinou o reforço nas ações de apoio. Entre elas, estão o encaminhamento dos moradores para o ginásio do Dehmab e casas de familiares, recolhimento de animais para abrigos conveniados, entrega emergencial de alimentos e definição dos pontos de referência para as demandas de cada ilha.

Dois caminhões do Exército auxiliam as equipes na busca por moradores. Um dos veículos seguiu para a Ilha Mauá, com o objetivo de resgatar famílias para levá-las para casa de familiares ou o abrigo emergencial no Demhab. Um ônibus da Carris irá ajudar na retirada das pessoas.

Caminhões-pipa do Dmae estão abastecendo a população local. Na Ilha do Pavão, foram instalados dois banheiros químicos, entregues diversos suprimentos como produtos higiênicos e de limpeza, além de colchões e água. O abrigo do Demhab recebe também assistência também de servidores da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.