Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Fim do impasse

Com presença da Guarda Municipal, Santuário de Schoenstatt volta a receber visitantes

Foto: Lula Helfer

O Santuário de Schoenstatt, de Santa Cruz do Sul, reabriu no endereço original, à margem da BR-471, nessa quinta-feira, 27. Após acordo entre a Congregação Irmãs de Maria de Schoenstatt, Prefeitura e Ministério Público, ficou definido que o espaço vai estar aberto às terças, quintas-feiras e domingos. O horário é das 14 às 17 horas, sempre com a presença da Guarda Municipal ou de alguma empresa de vigilância contratada pelo município. A audiência para formalização do acordo está prevista para a próxima terça-feira, 1º de junho.

O local corria o risco de fechar, com a transferência das irmãs para um imóvel no Centro. Elas alegavam, principalmente, falta de segurança no espaço.

LEIA MAIS: Santuário de Schoenstatt será reconstruído em novo espaço

Em entrevista à Rádio Gazeta, o promotor de Defesa Comunitária, Érico Barin apontou que a reabertura, no aspecto religioso, não deve ser como antes. “O Ministério Público não pode se intrometer em aspectos de cunho religioso, apenas na destinação pública do imóvel, que havia sido doado pela prefeitura. Essas questões, como realização das missas, por exemplo, fieis e devotos devem discutir diretamente com a congregação para que se chegue a um consenso.” As irmãs têm autonomia para abrir o espaço ao público sempre que quiserem, em outros dias e horários.

O acordo ainda prevê que quando houver um novo espaço para a instalação do Santuário de Schoenstatt em Santa Cruz do Sul, a congregação, antes da realização de negócio que envolva o imóvel na BR-471, informará o Ministério Público e o Município, para nova reunião e verificação da manutenção da finalidade pública. Se preciso, haverá novo acordo. Caso a congregação opte por não mais manter instalações do santuário em Santa Cruz do Sul, deve devolver o imóvel para o Município num prazo de 30 dias após o anúncio público.

LEIA MAIS: Ministério Público avalia a legalidade da venda do terreno do Santuário de Schoenstatt

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.