Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORONAVÍRUS

Com sequelas da Covid-19, Tatiane precisa de ajuda para custear tratamento

Familiares contam que Tatiane tinha uma vida normal antes de contrair o coronavírus | Foto: Arquivo Pessoal

Com graves sequelas deixadas pela Covid-19, a família da santa-cruzense Tatiane Leindecker, de 40 anos, pede a ajuda da comunidade para conseguir manter o tratamento. Ela contraiu a doença em fevereiro e ficou internada na UTI do Hospital Ana Nery por mais de dois meses, período no qual sofreu cinco paradas cardiorrespiratórias. A última provocou uma hidrocefalia – o acúmulo excessivo e anormal de líquido no cérebro –, deixando a paciente em estado vegetativo.

Ela está nessa situação desde maio, quando recebeu alta hospitalar. A família teve a opção de interná-la em uma clínica, mas preferiu cuidar de Tatiane por conta própria. Para isso, montou um quarto com estrutura hospitalar na casa da irmã, Cristiane, que é cuidadora junto da outra irmã, Fabiane. Desde então, as duas e os demais familiares se revezam nos cuidados.

Após a morte do marido de Tatiane, ocorrida há dois meses, Cristiane se tornou responsável legal por ela. No entanto, por questões burocráticas, ela ainda não está recebendo nenhum tipo de benefício do INSS, somente alguns medicamentos do SUS. Com isso, a família precisa comprar remédios e também insumos como fraldas XGG, luvas, fita micropore e lenços umedecidos, entre outros. Além disso, há a dieta líquida especial, visto que a alimentação é feita por meio de uma sonda.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pesquisa mostra que, após um ano, 60% dos pacientes têm sequelas da Covid-19

Com o quadro estável, Tatiane iniciou o acompanhamento com um neurologista para entender a gravidade dos danos e quais as intervenções possíveis. A família aguarda a realização de uma ressonância magnética solicitada pelo médico para verificar a possibilidade de cirurgia para drenar o líquido excedente no crânio e, assim, avaliar os tratamentos e as chances de recuperação.

Esses procedimentos são realizados no Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul, referência para neurologia. Em função das necessidades especiais de Tatiane, a família precisará de deslocamentos e hospedagem no município. Para custear essas despesas adicionais, eles contam com a ajuda da comunidade santa-cruzense, com doações de qualquer valor em dinheiro ou dos insumos citados anteriormente.

Publicidade

Como ajudar

Interessados em ajudar podem entrar em contato com Fabiane Leindecker pelo telefone 99783 0574. Doações em dinheiro podem ser feitas diretamente pelo Pix, com a chave 836.548.520-68 (CPF).

Fé e agradecimento aos profissionais do HAN

Diante de uma situação tão complicada, os familiares se apegaram à fé para não se deixar abater. “Deus é a nossa base, é o que sustenta a gente de pé, porque a luta é muito grande”, diz Cristiane. Sem nenhum tipo de experiência como cuidadoras, as irmãs aprenderam na prática. “Nunca imaginei que eu teria capacidade para cuidar de uma pessoa doente, ainda mais um caso delicado como o dela. É muita exigência”, afirma Fabiane.

A necessidade de cuidado integral modificou drasticamente a rotina da família Leindecker, que hoje vive em função do tratamento de Tatiane. “A vida da gente é ela. Não podemos sair, ir a uma festa, a um aniversário, fazer uma viagem. Vivemos para ela 24 horas”, diz Cristiane. Essa cautela é necessária também em razão da baixa imunidade da paciente, que não pode correr o risco de contrair novamente a Covid-19.

Publicidade

Além dos agradecimentos a todas as pessoas que tiverem interesse em ajudar, as irmãs fazem questão de agradecer especialmente aos profissionais do Hospital Ana Nery. “Desde o vigia, o pessoal da limpeza até os médicos e enfermeiros. O carinho e a atenção que eles tiveram com a gente foram sensacionais, fora do comum”, elogia Fabiane.

LEIA TAMBÉM: Recuperados da Covid-19 devem ter atenção com as sequelas da doença

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.