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NEGOCIAÇÕES

Comercialização da safra de tabaco entra na reta final

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

As negociações da safra do tabaco em 2022 tiveram momentos diferenciados. Houve o tradicional debate entre empresas e representantes de produtores, na tentativa de garantir o aumento do custeio e eventual lucratividade. Com valores definidos, a presença e a ação fortalecidas dos atravessadores criaram clima de disputa pelo produto, o que fez o tabaco atingir valores não imaginados.

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A situação voltou ao considerado normal, ou mais próximo da realidade, quando se percebeu que a expectativa de que o volume seria insuficiente para atender à demanda não foi confirmada. Isso fez com que o preço baixasse a patamares aquém do esperado. 

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Mesmo com essa dinâmica, o setor chega ao final da safra. A Philip Morris, por exemplo, acredita que receberá todo o volume remanescente ainda neste mês. “A Philip Morris mantém o compromisso de comprar todo o volume contratado e entregue pelos nossos produtores”, informou em nota. 

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A quantidade, informa, foi inferior à verificada no ano passado, o que seria uma consequência do clima adverso em determinadas regiões produtivas. “Tudo o que foi comprado foi valorizado de acordo com a nossa tabela, 25% superior a 2021, sendo a mais alta do mercado”, acrescenta a assessoria. A expectativa é de que a área plantada na próxima safra seja a mesma de 2022, mantendo a projeção de alinhamento com as compras realizadas nos últimos anos. 

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Na Alliance One, o término do período de comercialização de tabaco, tipo Virgínia, estava previsto para a última sexta-feira. A variedade Burley já fechou em maio. Quanto aos preços praticados, a assessoria de comunicação informou que a empresa segue a instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que estabelece as características de identidade, qualidade, embalagem, marcação e apresentação do tabaco em folha, que se destina ao comércio. 

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A fumageira não divulga a projeção de negociações para o próximo ano por entender se tratar de um dado estratégico. Outras empresas foram contatadas, mas não deram retorno até o fechamento desta edição.

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