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FIM DE ANO

Comércio de Santa Cruz se prepara para o Natal e deve reforçar equipes com temporários

Foto: Rodrigo Assmann

Movimento em lojas começou em outubro. Vendas devem aumentar neste mês

Movimento em lojas começou em outubro. Vendas devem aumentar neste mês

Lojistas de Santa Cruz do Sul começam a se preparar para aquela que é considerada uma das datas mais rentáveis do ano. Com projeção de crescimento e recuperação nas vendas, o Natal tem inspirado decorações e estratégias para conquistar a clientela. Como tradicionalmente acontece, as lojas de bazar e decoração foram as primeiras a entrar no clima da comemoração entre agosto e setembro. Nas últimas semanas, porém, outros setores passaram a exibir produtos e oferecer serviços natalinos. Nos supermercados, já é possível encontrar itens para a ceia. Da mesma forma, lojas de vestuário e acessórios apresentam sugestões de presentes nas vitrines.

Ricardo Bartz, presidente da CDL Santa Cruz

Dados iniciais para o Natal deste ano indicam que, embora o e-commerce continue crescendo, as lojas físicas devem ser mais procuradas pelos consumidores. Inclusive, a expectativa é por um aumento superior nas vendas em comparação ao online.

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O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, enfatiza que essa é a principal data para o varejo. Além disso, a antecipação das compras vem repercutindo nas lojas. “Antenado, o comércio participa da liquidação de novembro, com foco no cliente que deseja adquirir produtos com valores diferenciados”, ressalta Spode.

Foco nas vendas

Marilene: itens de decoração em alta

Proprietária de uma loja de bazar e utilidades do centro de Santa Cruz, Marilene Aguiar Pacce já se preparou para a data e tem recebido cada vez mais clientes em busca de itens de decoração. “Alguns clientes já começam a arrumar suas casas em outubro, mas a grande maioria inicia em novembro.”
Acrescenta que o estoque está reforçado e projeta um aumento nas vendas em relação a 2024.

“Trabalhamos com muitos itens de Natal e isso requer um espaço grande de estoque. Esperamos que as vendas tenham um crescimento de 5%. Este foi um ano difícil e esperamos que o Natal nos surpreenda.”

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Sahra vai reforçar equipes de venda

Da mesma forma, Sahra Silveira diz que terá como foco o atendimento e a comodidade dos clientes em sua loja de confecções. “Vamos fazer horário diferenciado, abrir vagas pra freelancers e reforçar as divulgações nas redes sociais.” Ela acredita em um grande volume de vendas para o fim de ano. “Estamos preparando o estoque, mesmo que ainda não haja procura por compras para o Natal. Mas temos uma boa perspectiva, apesar do comércio estar sofrendo bastante nos últimos três, quatro meses. Esta sempre é a melhor data do ano.”

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz, Ricardo Bartz, afirma que as vendas para o fim de ano devem ter crescimento entre 9% e 10%, segundo projeções do setor varejista. “É um período em que a pessoa fica mais predisposta a comprar. É quando há maior impacto, principalmente novarejo. Além disso, o 13º salário e o desejo de presentear ajudam neste momento.”

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Bartz ressalta que eventos como Oktoberfest e Enart influenciam no consumo e na economia local. “Qualquer evento acaba trazendo público para Santa Cruz, que acaba consumindo. Parte desse consumo ocorre no comércio de varejo, mas a grande maioria vai para serviços, principalmente bares, restaurantes e pubs. Temos um mapeamento de que para cada R$ 1,00 que uma pessoa gasta em hospedagem em Santa Cruz, ela gasta mais R$ 4,70 consumindo aqui, no varejo, serviços e outras questões.”

Contratação de temporários

Uma pesquisa feita pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) revela que as contratações de mão de obra temporária para o fim de ano iniciaram em outubro, gerando um incremento de até 10% no quadro das empresas que farão seleção de funcionários para atender à demanda.

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Qualificação e dedicação são atributos que podem fazer a diferença na hora da seleção. Os segmentos de vestuário, calçados, móveis e eletrodomésticos, perfumaria e autocuidado demonstraram interesse em contratar temporários. 

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Segundo a executiva do Sindilojas-VRP, Gicele de Arruda, a pesquisa feita com associados da entidade mostra que 46% dos entrevistados projetam abrir vagas para o fim de ano. “Há empresas,
do ramo do vestuário, por exemplo, que acreditam que seja possível elevar em até 20% o quadro de funcionários do período”, salienta a executiva.

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Para o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, mais que uma oportunidade de ingresso ou recolocação no mercado, as convocações de fim de ano podem ser o pontapé para uma carreira de sucesso no setor. “Geralmente quem contrata no fim de ano busca ampliar o quadro, pois na sequência das festas e do movimento de Natal iniciam os períodos de férias nas lojas. Essa situação pode aumentar o tempo de contrato, tornando-o até mesmo efetivo. Tudo depende do desempenho do contratado.”

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