Coordenada pelo presidente deputado Adolfo Brito (PP), a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Gaúcha voltou a discutir, na manhã desta quinta-feira, 10, a realização de audiências públicas no interior do Estado e a qualidade da energia elétrica na zona rural.
Os requerimentos se referiam aos impactos da doença do mormo na população equídea e as consequências às atividades culturais no Estado, do deputado Jorge Pozzobom (PSDB), e a implementação de projetos para melhorar a distribuição de energia elétrica no meio rural, proposição de Frederico Antunes (PP). As pautas solicitavam a realização das audiências em Santa Maria e Encruzilhada, respectivamente, fato deliberado desde as primeiras reuniões da Comissão, quando o colegiado decidiu que as audiências deveriam ocorrer principalmente em Porto Alegre, para contenção de gastos. No entanto, por retirada de quórum, os dois pedidos não foram votados.
Salientando o tema da energia, na oportunidade, Brito convidou novamente os colegas parlamentares a participarem da audiência pública que será realizada na próxima terça-feira, 15, às 14h30, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Proposta pelo deputado federal Heitor Schuch, a reunião visa debater o programa “Energia – A Qualidade que o Brasil Precisa”, de autoria de Adolfo Brito junto à Comissão de Agricultura da ALRS, e que prevê melhorias na eletrificação rural nos moldes do “Luz para Todos”. Tema de seminário realizado na sede do parlamento gaúcho em 6 de julho, o projeto já foi entregue ao ministro de Minas e Energia Eduardo Braga, no dia 27 de agosto.
Publicidade