Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Santa Cruz do Sul

Complexo de Turismo deve ser implantado às margens do Lago Dourado

Durante uma reunião realizada nesta segunda-feira, 9, no Salão Nobre do Palacinho, o Projeto Complexo Turístico do Lago Dourado foi apresentado para a comunidade regional. Um vídeo de oito minutos, com detalhes arquitetônicos da obra, foi projetado durante o evento pelo prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst.

Nas margens da BR-471, está localizado um dos maiores reservatórios artificiais de água no Rio Grande do Sul e será neste local onde deve ser implantado o completo de turismo, esporte e lazer do município. Antes mesmo de ser concluído, é considerado como o maior. O projeto, desenvolvido pela STE, as estruturas do entorno do lago devem ser distribuídas em três módulos.

Obra

Com a apresentação em vídeo, foi possível conhecer todos os detalhes da estrutura. Para compensar todos os danos ambientais que as obras podem criar, diversos programas de controle ambiental estão planejados. A execução deve ocorrer durante a instalação do empreendimento. Espécimes de flora, identificadas como raras, prioritárias ou endêmicas, serão coletadas e realocadas, objetivando a preservação da biodiversidade. O mesmo ocorrerá com a fauna, mediante o acompanhamento permanente de profissionais habilitados.

No decorrer da implantação de todo o empreendimento, a qualidade dos recursos hídricos, do solo e do ar será constantemente monitorada. A recuperação das áreas degradadas será executada através de programa específico e a reposição ambiental, por meio de compensação, conforme determina a legislação. Ações de caráter técnico e atividades de educação ambiental serão desenvolvidas com moradores, principalmente dos bairros do entorno, comunidade escolar e frequentadores do complexo. Outro diferencial do complexo é a implantação da Eco Escola, um espaço voltado à realização de práticas socioambientais alusivas à preservação dos recursos naturais.

Módulos

Para todos os módulos, uma estrutura foi projetada. No primeiro, devem ser construídos estacionamento, pistas de caminhada e ciclismo, quiosques com churrasqueiras, quadras poliesportivas, play-molhador, pista de educação de trânsito e banheiros. Já no segundo módulo, as obras devem contemplar quiosques com churrasqueiras, restaurante e praça de alimentação, academia ao ar livre, quadras poliesportivas, quadra e campo de futebol, quadra de vôlei de areia, deck seco, playground, Eco Escola, sede da Guarda Municipal, Brigada Militar e banheiros. No terceiro e último, mais estacionamentos, banheiros e quiosques com churrasqueiras, além de academia ao ar livre, quadras de tênis, campo de futebol, playground, pista de bicicross, pista de skate, aquapark e torre de vigilância.

 

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.