Quem trafega pela RSC-287, mais especificamente na região da localidade de Linha Pinheiral, em Santa Cruz do Sul, tem sua atenção capturada por uma estrutura às margens da rodovia. Por trás de um matagal, ergue-se um prédio de 1,8 mil metros quadrados, em tons de azul e branco. Trata-se do complexo do Serviço Social dos Transportes/Serviço Nacional de Aprendizagem dos Transportes (Sest/Senat), cuja instalação no município se iniciou no fim de 2023.
No entanto, mesmo com o estágio avançado das obras, executadas pela Aegla Construções, de Belo Horizonte, Minas Gerais, ainda não há previsão de início do funcionamento. Na última semana, o Sest/Senat inaugurou uma nova unidade em Ijuí, no Noroeste do estado, e confirmou que o plano estadual ainda prevê a abertura de complexos em Cachoeira do Sul, Lajeado e Porto Alegre, enquanto Santa Cruz do Sul ficou de fora da lista.
LEIA MAIS: Sest/Senat vai oferecer capacitações regulamentadas pelo Detran e cursos livres
Publicidade
Procurado pelo Portal Gaz, por meio de sua assessoria de imprensa, o Sest/Senat afirmou que aguarda “a conclusão de trâmites e aprovações junto aos órgãos competentes” para definir a data de inauguração da unidade no município. Mesmo questionada pela equipe de reportagem, a entidade não detalhou os entraves burocráticos que impedem a operação.
O complexo está sendo construído em um terreno de 8,2 mil metros quadrados, cedido pelo Município, na altura do quilômetro 93 da RSC-287. O investimento é de cerca de R$ 22 milhões, com R$ 12 milhões destinados à estrutura física e o restante para mobiliário e equipamentos. As obras se iniciaram em dezembro de 2023, inicialmente previstas para ser concluídas no prazo de um ano. Porém, o cronograma foi atrasado pelos eventos climáticos registrados em 2024. Além disso, entraves com a concessionária Rota de Santa Maria, responsável pela rodovia, em relação ao acesso ao local também causaram dificuldades ao projeto.



Saiba mais
Com atendimentos voltados aos trabalhadores do setor de transportes e seus dependentes de Santa Cruz do Sul e demais municípios da região, a área construída abrigará clínicas de odontologia, psicologia, fisioterapia e nutrição. Ainda, haverá três salas de aula, laboratório de informática e simulador de direção, que receberão cursos e capacitações voltadas ao ramo. Além disso, o prédio sediará um amplo espaço para eventos, com capacidade de até 650 pessoas.
Publicidade
LEIA MAIS: Obra do complexo Sest/Senat em Santa Cruz deve ser concluída em junho
Ao todo, o quadro pleno de funcionários pode chegar a 50 profissionais, a serem contratados mediante processo seletivo virtual. Por ano, a previsão é fazer de 35 a 40 mil atendimentos, entre consultas, treinamentos, matrículas e demais serviços. Segundo o Sest/Senat, ainda não há ações ou atividades específicas previstas para a cidade.
Atualmente, a entidade conta com 172 unidades operacionais no Brasil, sendo 14 delas no Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves, Carazinho, Caxias do Sul, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento e Uruguaiana. O objetivo principal é a formação, qualificação e promoção da saúde dos profissionais do setor de transportes.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade