O prazo de inscrições do concurso público para professores da rede estadual foi prorrogado até quinta-feira, 7. Com organização da Secretaria da Educação (Seduc), o governo do Estado oferece mais de 6 mil vagas no processo seletivo que terá aplicação de provas em 28 de setembro. A oportunidade contempla todas as regiões do Rio Grande do Sul, com reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD), indígenas, negros e pessoas trans.
O concurso prevê a atuação na Educação Básica nas áreas de:
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Língua Inglesa
- Educação Física
- Língua Espanhola
- Artes, Sociologia
- Filosofia
- Química
- Física
- História
- Geografia
- Ensino Religioso
- Biologia
- Educação Profissional e Técnica
- Educação Indígena
- Educação Especial
LEIA MAIS: Concurso oferece 6 mil vagas para professores da rede estadual; veja como se candidatar
Publicidade
Na área da educação, tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o objetivo do concurso é reforçar o quadro de docentes para garantir o futuro do estudante, do professor e da sociedade.
» Acesso ao edital e à inscrição
Etapas do concurso
O concurso será composto por uma avaliação objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 60 questões de múltipla escolha. A prova será dividida em dois blocos:
Publicidade
- temas gerais, comuns a todos os candidatos (Conhecimentos Pedagógicos, Língua Portuguesa e Legislação da Educação);
- e conteúdos específicos, conforme a área e habilitação escolhida.
A aplicação das provas ocorrerá nos municípios-sede das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs): Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Estrela, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Borja, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Soledade, Três Passos, Uruguaiana e Vacaria.
LEIA TAMBÉM: Feira do Livro tem programação voltada a conquistar novos leitores
Os candidatos que atingirem a nota de corte terão as redações corrigidas. Em seguida, será realizada a prova de títulos, que servirá como critério de pontuação adicional. Professores que pretendem atuar nas comunidades Guarani e Kaingang passarão por testes específicos.
Publicidade
Após a análise e o julgamento de todos os recursos, o resultado final será homologado pela Seduc e publicado no Diário Oficial do Estado e no site da banca organizadora. O cronograma completo, a distribuição das vagas e a bibliografia sugerida estão no edital.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade