O ecossistema empreendedor Mentes Brilhantes realizou terça-feira, 24, a Conferência Mentes Brilhantes. Foi uma oportunidade de capacitação, inspiração e conexão para empreendedores de todo o Estado no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. Entre os painelistas estavam o ex-ministro da Economia Paulo Guedes e a psicanalista, palestrante e escritora Luciana Deretti.
O início dos painéis foi com o jovem Bernardo da Rosa, de Dois Irmãos, que tem 12 anos e chamou a atenção do líder do Mentes Brilhantes, Márcio de Oliveira, em outro evento. O garoto reforçou a importância da atenção aos negócios, com dedicação, mas sem abrir mão do convívio familiar, que é a base para o melhor desempenho nas atividades comerciais.
LEIA MAIS: Paulo Guedes destaca potencial de crescimento da América Latina
Publicidade
Autora do livro Invencível: A felicidade como uma escolha inegociável e idealizadora da Mentoria Life Projetct, Luciana Deretti foi aplaudida de pé pelos cerca de 3,5 mil espectadores. Ela contou sua história de vida, a partir de uma infância bem vivida até o marco transformador: aos 14 anos, viu seu pai e seu irmão serem mortos a tiros por um bandido. Teva a arma apontada para sua cabeça, mas o atirador desistiu, virou as costas e foi embora.
Essa história é relatada na obra, assim como outras que foram vivenciadas e conhecidas em mais de 20 anos de atendimento em consultório. Reconhecida por sua sensibilidade, Luciana acredita que a verdadeira conexão entre terapeuta e paciente nasce da empatia genuína, algo que foi moldado pelas próprias experiências de vida.
“Participar da Conferência Mentes Brilhantes é uma oportunidade de lembrar que, por trás de cada negócio, de cada estratégia e cada conquista, existem seres humanos com histórias, desafios e escolhas”, afirmou. Ela ainda participou de dinâmica que possibilitou a alguém do público receber uma mentoria no palco, com apoio de profissionais de diferentes áreas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Assembleia gaúcha aprova indenização para quem ficar sem luz por mais de 24 horas
Também muito aplaudido, o ex-ministro Paulo Guedes fez um resgate histórico da economia e política mundial desde a Segunda Guerra Mundial. Apontou, assim, o que explica a motivação das guerras atuais, como a que acontece entre Rússia e Ucrânia, Israel e Irã. Acrescentou também as medidas adotadas pelo presidente Donald Trump, que causaram alvoroço no mundo (desde os anúncios de encampação de países e territórios aos Estados Unidos até a definição de taxas para praticamente todo o mundo, prejudicando o comércio exterior e, de forma mais imediata, a economia norte-americana).
Guedes afirmou que países tiveram crescimento, enquanto o Brasil ficou estagnado e alguns países da América Latina regrediram. “Indiferentemente do governo que estiver em Brasília, nos próximos anos o País irá crescer de forma mais expressiva. A diferença é que isso pode ser de forma mais rápida ou lenta”, destacou.
Publicidade