No próximo sábado, 24, Santa Cruz do Sul realiza a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, um espaço histórico de escuta, debate e fortalecimento das políticas públicas para esta população. O evento será no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A partir das 8 horas terá início o credenciamento dos participantes e a cerimônia de abertura está prevista para às 9 horas. Logo na sequência, às 9h30min, acontece o painel “Vivendo a Diversidade: Avanços, Obstáculos e Perspectivas das Pessoas LGBTQIA+”, que terá entre os painelistas, nomes de destaque na luta por direitos. Foram convidados para esta primeira edição, o advogado especializado em Direito Público e LGBTQIA+ e Jurídico da ONG Igualdade RS, Diego Candido; o coordenador de Políticas Públicas LGBT+ do RS, Fábulo Rosa; e a influenciadora Digital Trans e graduanda em Direito Melissa Christ.
Conforme definido na programação, às 11 horas haverá a divisão dos grupos em torno de quatro eixos temáticos, que seguem a cartilha de orientação do governo do Estado: Enfrentamento à violência LGBTQIA+; trabalho digno e geração de renda; interseccionalidade e internacionalização; e institucionalização da política estadual e nacional dos direitos das pessoas LGBTQIA+.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Estado inscreve para o banco de contrato temporário da rede estadual de ensino
Ao final dos trabalhos, serão apresentadas as proposições que serão levadas para discussão na 4ª Conferência Estadual e definidos os delegados que irão representar Santa Cruz do Sul na oportunidade. O momento é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, por intermédio da Coordenadoria Municipal da Diversidade, e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos LGBTQIA+.
Para o coordenador municipal da Diversidade, Failon Moraes, é muito importante que a comunidade participe do evento, levando suas vozes, vivências e expectativas. Ele ressalta que é na conferência municipal que se iniciam as discussões e são definidas as proposições que serão levadas para outras instâncias. “Precisamos de união para que se conquiste o respeito, tão necessário e básico para qualquer indivíduo. A comunidade não tenta impor nada a ninguém, nossa luta primordial é por respeito, que é uma garantia, um direito constitucional”, disse.
Publicidade
A participação na conferência é gratuita e o link para inscrição está disponível na biografia do perfil da @coordenadoriadiversidade.scs.
Programação:
- 8h30: Credenciamento
- 9 horas: Cerimônia de abertura
- 9h30: Painel vivendo a diversidade: avanços, obstáculos e perspectivas das pessoas LGBTQIA+
- 11 horas: Orientação dos grupos de eixos temáticos
- 11h30: Intervalo
- 13 horas: Discussão dos eixos temáticos
- 14h30: Coffe Break
- 15 horas: Votação das proposições e definição de delegados
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade