Internacional e Athletico-PR estreiam no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira, 28, às 19 horas. Vindo de excelente vitória no Gre-Nal por 4 a 2, o Colorado terá o apoio de sua torcida no Beira-Rio. A partida é ainda mais especial para o Furacão, que retorna à elite nacional. O duelo também marca o reencontro do técnico Odair Hellmann com o ex-clube.
O Inter vem se adaptando rapidamente ao técnico Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro, que voltou ao Brasil nesta temporada. Já classificado às quartas de final do Gauchão, chega com confiança máxima para a estreia.
Os gaúchos querem um 2026 bem diferente do que foi 2025. O Internacional brigou até a última rodada contra o rebaixamento, mas se livrou por pouco, ficando em 16º lugar com 44 pontos, um a mais do que o Ceará, que caiu com Fortaleza, Juventude e Sport. Pezzolano deve repetir a escalação e ir com força máxima. A novidade entre os relacionados deve ser o volante Thiago Maia, recuperado de lesão na coxa. Por enquanto, apenas três nomes chegaram ao Inter: o zagueiro equatoriano Félix Torres e os volantes Paulinho e o argentino Rodrigo Villagra.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Internacional supera o Grêmio no clássico pela fase de classificação do Gauchão
Nos últimos anos, o Athletico se acostumou a estar presente nos torneios internacionais e vinha ficando em boas posições no Brasileirão, até sua surpreendente queda em 2024. No ano passado, não teve vida fácil na Série B e em muitos momentos ficou no meio da tabela, com sérias dúvidas de reação. Entretanto, conseguiu uma arrancada na reta final e foi vice-campeão com 65 pontos, subindo com Coritiba, Chapecoense e Remo.
O técnico Odair Hellmann, que está no Athletico desde 2025, também ganhou reforços: o lateral-direito Gilberto e os volantes Luiz Gustavo, Jadson, Alejandro García e Juan Portilla. A base da escalação deve ser a que enfrentou o Coritiba no estadual, única partida com os principais jogadores. O zagueiro Terán, o lateral-esquerdo Esquivel e o atacante Viveros vinham realizando aprimoramento físico e podem aparecer até entre os titulares.
Publicidade
O Furacão já fez seis jogos na temporada atual, com três vitórias, um empate e duas derrotas – uma delas no clássico Atletiba com o Coritiba, por 1 a 0. A campanha foi suficiente para avançar às quartas de final do Paranaense.
Após a derrota no clássico, há dez dias, Odair garantiu trabalho e evolução. “Dói perder um clássico, mas isso dura 24 horas. Depois é voltar ao trabalho e apresentar evolução, tanto no Paranaense quanto para o restante da temporada”, explicou. Em 2019, quando estava no Internacional, ele perdeu o título da Copa do Brasil justamente para o Athletico.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRAILEIRO 2026 – 1ª RODADA
INTERNACIONAL x ATHLETICO-PR
Publicidade
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Data: 28/01/2026, quarta-feira
Horário: 19 horas
Transmissão: Rádio Gazeta e Premiere
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza (SP), com Fabrini Bevilaqua Costa (SP) e Joverton Wesley de Souza Lima (RO)
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
INTERNACIONAL: Rochet; Bruno Gomes, Mercado, Victor Gabriel ou Félix Torres e Bernabei; Ronaldo, Paulinho, Vitinho, Alan Patrick e Carbonero; Borré
Técnico: Paulo Pezzolano
ATHLETICO-PR: Santos; Benavídez, Aguirre ou Terán e Arthur Dias; Mendoza, Jadson, Portilla, Zapelli e Léo Derik; Julimar e Viveros
Técnico: Odair Hellmann
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade