Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LITERATURA

Confira seis obras que estão por chegar às livrarias

O leitor que esteja curioso por novidades que devem chegar às livrarias nos próximos meses pode ficar tranquilo: haverá muita coisa legal com que se ocupar. Seja de autores estrangeiros, seja de escritores nacionais, as editoras anunciam uma série de títulos no catálogo, que deve ser enriquecido inclusive por novos textos de consagrados.

Entre os primeiros a chegar ao mercado está mais um livro do suíço Joël Dicker, que, aos 40 anos, é uma sensação no mundo todo. O novo romance dele está em pré-venda, pela Intrínseca, e chega ao mercado no início de fevereiro. Ainda no primeiro semestre, ou ao menos em meados do ano, devem estar disponíveis obras do canadense David Szalay, vencedor do Man Booker Prize de 2025, o mais importante prêmio atribuído a obra lançada em inglês ao longo do ano, e o novo romance da escritora indiana Kiran Desai, amplamente respeitada em âmbito global.

LEIA TAMBÉM: Veja quatro livros que marcaram o ano

Publicidade

Por fim, vale reparar nas novas obras de autores referenciais em suas áreas, como Stefano Mancuso, Erika Fatland e o gigante africano Tayeb Salih, autor do clássico Tempo de migrar para o norte. Eles garantirão leitura variada, formadora e informativa para todos neste 2026.

Direto da Suíça

Quem já o leu sabe que Joël Dicker é um fenômeno. Esse ainda jovem autor suíço firmou-se como um dos maiores nomes da literatura policial e de suspense, com um estilo peculiar, narrativa de fluxo contínuo que o leitor não consegue interromper. A Intrínseca, sua editora no Brasil, colocou em pré-venda o novo romance, O supercatastrófico passeio ao zoológico, em tradução de Debora Fleck. A nova obra chega às livrarias no dia 2 de fevereiro, e certamente será uma febre de leitura ao longo do verão. No enredo, seis crianças investigam uma inusitada inundação na escola em que estudam.

No mundo natural

No universo dos estudos ambientais, o italiano Stefano Mancuso é uma celebridade. E com justiça. Aos 60 anos, é um dos maiores divulgadores contemporâneos sobre o papel e a importância das árvores e das mais diversas espécies de plantas. No Brasil, a editora Ubu tem colocado nas livrarias suas obras, como Revolução das plantas: um novo modelo para o futuro, A incrível viagem das plantas, A planta do mundo e Nação das plantas. Agora, Fitópolis chegará às livrarias a partir de 10 de fevereiro, e nele propõe as plantas no centro das atenções em todas as cidades.

Publicidade

Mistérios da Índia

Da fértil e inventiva literatura indiana, alguns nomes pairam soberanos. Entre eles, na atualidade, o da romancista Kiran Desai, de 54 anos, nascida em Nova Délhi, e cuja produção tem merecido amplos elogios em todo o mundo. Rebuliço no pomar de goiabeiras e O legado da perda já estavam disponíveis no Brasil. Em 2026, deve ser lançada a tradução de The loneliness of Sonia and Sunny: a novel, mais recente obra da autora e que foi finalista do Man Booker Prize. Na história, uma jovem romancista e um jornalista que residiram fora da Índia unem-se em uma busca por elucidar situações do passado.

Gigante do Sudão

O romancista sudanês Tayeb Salih, falecido em 2009, aos 80 anos, é um dos grandes nomes contemporâneos da literatura africana. Dele, a editora Planeta lançou em 2004 o esplêndido Tempo de migrar para o norte, inserido em uma abordagem pós-colonial. Mais de duas décadas depois, finalmente um segundo título do mestre chegará ao Brasil, a tradução de The wedding of Zein (O casamento de Zein), a ser lançado pela editora Tabla, em tradução de Maria Carolina Gonçalves. A história mais uma vez levará o leitor para os confins da África, às margens do alto Nilo, num mergulho no continente.

O mar de Portugal

Aos 42 anos, a escritora norueguesa Erika Fatland é autora de instigantes livros no gênero de viagem, reportagem ou história. No Brasil, a Ayinè colocou nas livrarias obras de leitura indispensável, como Sovietistão, sobre as antigas repúblicas socialistas soviéticas; A fronteira, em que relata seu périplo pela borda do território da Rússia; e Nas alturas: uma viagem pelo Himalaia. Em 2026, a editora Todavia deverá lançar uma nova obra dela, Navegadores (Seefahrer), centrada na aventura de Portugal em seu avanço
para o mundo, com tradução de Leonardo Pinto Silva.

Publicidade

Man Booker Prize

O canadense David Szalay ainda era um autor relativamente pouco conhecido em âmbito internacional. Até 2025. O seu romance Flesh foi o grande vencedor do Man Booker Prize no ano, consagrado, portanto, como melhor livro originalmente lançado em inglês. Em decorrência, inúmeras traduções devem ocorrer a partir de agora, inclusive a para o português, anunciada pela editora Autêntica Contemporânea, que também lançou em sequência os dois ganhadores imediatamente anteriores do Man Booker Prize. Assim, Szalay estará nas livrarias.

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.