O São Paulo já foi rebaixado? O polêmico Paulistão de 1990
Um dos temas mais polêmicos do esporte brasileiro envolve uma equipe gigante do país, o São Paulo Futebol Clube, e o principal estadual brasileiro, o Campeonato Paulista de 1990.
O desempenho do Tricolor nas competições costuma atrair olhares atentos de quem acompanha o futebol, especialmente porque os apps de apostas acompanham o São Paulo de perto nos estaduais. Saiba quando apostar e quando parar.
A discussão que envolve o Paulistão em 1990 é sobre um suposto rebaixamento do São Paulo, clube conhecido por ser um dos poucos que nunca foi rebaixado no Campeonato Brasileiro. Mas afinal, o Tricolor caiu no Estadual? Vamos te explicar.
O São Paulo já foi rebaixado no Paulistão?
A resposta simples é não, o São Paulo não foi rebaixado no Campeonato Paulista de 1990. Porém, para explicar de forma detalhada precisamos entender dois pontos, o primeiro deles é o regulamento.
O Paulistão 1990 contou com 24 equipes e, em seu regulamento, estava previsto que aquela temporada não haveria descenso, portanto, nenhum clube seria rebaixado, o que por si só já responde à dúvida sobre o rebaixamento.
O segundo ponto é que, apesar do fraco desempenho do Tricolor em campo, nove equipes tiveram campanha inferior. Portanto, mesmo se houvesse o descenso, o São Paulo só seria rebaixado se a competição decretasse a queda de 10 clubes, feito que nunca passou perto de acontecer.
Como foi a campanha do São Paulo?
Na primeira fase da competição o São Paulo estava no Grupo 1. Foram 23 pontos ganhos após oito vitórias, sete empates e oito derrotas, ocupando a oitava posição. Porém, apesar de cada chave contar com 12 clubes, avançavam as melhores 12 campanhas no geral, e o Tricolor foi o 13º.
Com isso, todas as equipes não classificadas disputaram a repescagem, formando dois grupos com seis equipes cada. O São Paulo somou 13 pontos, após cinco vitórias, três empates e duas derrotas, ocupando a segunda posição da chave, mas apenas o líder avançava.
Portanto, o Tricolor foi eliminado, encerrando a sua campanha em 15º, sem avançar para a fase final. Como comparativo com os dias atuais, é como se o clube ficasse na fase de grupos, sem ir para as quartas de final, mas também longe do rebaixamento. Esse feito já aconteceu recentemente com outros rivais, como Santos e Corinthians.
Resultado contribuiu para caminho mais fácil em 1991
O Campeonato Paulista de 1991 contou com dois grupos na primeira fase. Dessa forma, no verde, estavam as primeiras 14 equipes da edição anterior, enquanto o amarelo foi composto pelas pior classificadas de 90 e também as melhores da divisão intermediária.
Com o péssimo desempenho em 1990, o São Paulo ficou no grupo considerado mais fácil, sobrando com 42 pontos. Foram 17 vitórias, oito empates e apenas uma derrota. Na segunda fase, o Tricolor liderou um grupo com Palmeiras, Guarani e Botafogo, avançando para a decisão contra o Corinthians.