Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LONGEVIDADE

Conheça a vovó que todos gostariam de ter

Foto: Jaime Fredich

Ela ama chocolate! Bastam alguns instantes e poucas palavras para a gente se apaixonar por ela e perceber que a doçura não provém só da iguaria que ela faz questão de compartilhar com os interlocutores. Dona Ilse Maria Gottert, de 96 anos, é a vovó que todo mundo gostaria de ter. De sorriso fácil, olhar acolhedor e um encantamento pela vida, capaz de dar inveja a qualquer jovenzinho, essa simpática senhora é um exemplo de que estar em constante movimento é um dos segredos da longevidade. “A gente não pode ficar parado, isso não é bom”, sentencia, com a autoridade de quem domina o assunto.

Viúva, mãe de dois filhos que moram perto e estão com ela regularmente, dona Ilse sempre dedicou-se a cuidar da família e hoje passa a maior parte do dia na companhia da cuidadora Aneli, com quem está há 27 anos. O dia dela começa cedo. Quando não perde o sono às 4 horas e resolve “dar uma ajeitadinha na casa”, por volta das 6 horas já está de pé, pronta para sorver a alegria de mais um dia e as suas infinitas possibilidades.

LEIA TAMBÉM: Alma leve e disposição de menino

Publicidade

“Depois que ela acorda, a primeira coisa que faz é passar um pano no muro, todos os dias, até no inverno quando ainda tá escuro”, conta Aneli, ao que é imediatamente repreendida. “Como ela é fofoqueira!” Dito isso, as duas caem na risada, com a cumplicidade de quem já partilhou muita coisa. “Ela gosta de limpar, deixar tudo organizado, bonito, isso ela sempre gostou”, insiste Aneli. Só depois de ter a certeza de que a entrada da casa está ajeitada, ela toma um banho e sozinha mesmo enrola os cabelos para ficar bonita. Em seguida, toma o café da manhã e, para se manter bem informada, não deixa de ler a Gazeta do Sul.

Mesmo com duas próteses de quadril, dona Ilse não se encolhe e frequenta aulas de ginástica na Unisc uma vez por semana. Ao longo da vida fez bastante atividade física, de forma moderada mas contínua, e revela que as caminhadas sempre foram sua maior paixão. “Eu sempre gostei de caminhar, sempre caminhei muito. Todo dia eu visitava minha mãe lá na Rua São José, ia e voltava caminhando. Mas agora acho que já estou começando a ficar velha”, conta ela, soltando uma gostosa risada.

LEIA TAMBÉM: Conheça a história da vovó que faz buquês

Publicidade

Desafio

Fale os dias da semana em ordem invertida (de trás para frente). Repita três vezes esse exercício. Conseguiu? Se errou, vamos tentar de novo.

Dica de saúde

A atividade física é um fator essencial para a qualidade de vida e deve ser praticada em todas as suas fases. Para o público idoso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade física por semana. Esse tempo pode ser fragmentado, de acordo com o interesse e as possibilidades de cada indivíduo. Recomenda-se que pelo menos 75 minutos sejam de exercícios vigorosos, envolvendo os principais grupos musculares.

LEIA OUTROS TEXTOS DA COLUNA LONGEVIDADE

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.