Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

agricultura

Conheça algumas técnicas de conservação de solo

Foto: Rafaelly Machado

É sabido que as boas práticas de manejo e conservação do solo apresentam eficiência na redução dos problemas agrícolas e ambientais, como erosão, empobrecimento da camada superficial e contaminação da água. Com um bom monitoramento é possível estimular sistemas conservacionistas, como cultivo mínimo e plantio direto; proteger as nascentes dos rios e preservar as matas ciliares, além de melhorar a qualidade biológica da terra.

Cultivo mínimo

Consiste em revolver o solo o mínimo possível, preservando parte da superfície com resíduos da cultura anterior ou dos cultivos de cobertura, com o objetivo de diminuir os riscos de erosão.

LEIA TAMBÉM: O desafio de alcançar um bom solo agrícola

Publicidade

Plantio direto

O plantio direto na palha é a técnica de cultivo mais eficiente na redução da erosão. Consiste em plantar com o mínimo de revolvimento do solo, preservando os resíduos (palhada) da biomassa oriunda da cobertura implantada ou da cultura anterior sobre a superfície.

Além do aspecto conservacionista, propicia redução no uso de combustíveis fósseis, redução na mão de obra de preparação e aumento da rentabilidade do produtor mediante redução de custos e aumento da produtividade. É uma técnica largamente utilizada no Brasil e também na cultura do tabaco.

LEIA TAMBÉM: Dia da Conservação do Solo: por que cuidar é necessário?

Publicidade

Preservação da mata ciliar

A mata ciliar, localizada no entorno de nascentes e junto às margens dos córregos e rios, é protegida pela legislação e proporciona inúmeros benefícios ao meio ambiente e ao homem. Ela serve de refúgio e fonte de alimento para a fauna silvestre, auxilia na infiltração das águas das chuvas no solo, controla a erosão e também contribui para a manutenção dos mananciais de água.

Plantio em nível

É uma prática de cultivo que também contribui para reduzir a erosão do solo agrícola. O plantio em nível funciona como barreira ao escoamento da água da chuva, reduzindo a velocidade dela e o potencial erosivo.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Caminhada na Natureza reúne mais de 80 participantes em Monte Alverne

Publicidade

Presença de cordões vegetados e terraços

Assim como no plantio em nível, os cordões vegetados e terraços atuam como obstáculos, retardando a velocidade da água e proporcionando mais tempo para que ela possa infiltrar-se no solo.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.