Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PLANEJAMENTO

Conheça o FabLab, um dos projetos que estão na cédula da Consulta Popular

Foto: Rafaelly Machado

Consulta Popular encerra nesta sexta-feira

A votação da Consulta Popular iniciou nessa segunda-feira, 14, e segue até o dia 23 de novembro. A finalidade da iniciativa é incluir projetos no orçamento do Estado do exercício de 2023. Cada eleitor do Vale do Rio Pardo tem direito a um voto, mas os três projetos mais votados serão contemplados. As propostas abrangem diferentes áreas, de modo que o valor total da região, R$ 1,8 milhão, será dividido igualmente entre elas.

Um dos projetos que está na cédula de votação da Consulta Popular é a “Criação de um FabLab: laboratório aberto para acolher e transformar ideias em produtos”. Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, o diretor de inovação e empreendedorismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Kirst, explicou que o espaço terá equipamentos, salas, ambientes e uma equipe técnica que vai auxiliar as pessoas a transformarem boas ideias em produtos.

LEIA MAIS: Votação da Consulta Popular começa nesta segunda; saiba como participar

Publicidade

“O espaço vai permitir que as pessoas criem, de uma forma ágil e rápida, protótipos que podem, eventualmente, se tornar um produto que será comercializado. O que nós buscamos é a constituição desse ambiente que vai contar com capacitações e eventos de forma que a gente possa promover uma efetiva interação com a comunidade, além de uma cultura de inovação e de empreendedorismo”, ressalta Rafael.

Como vai funcionar?

De acordo com Rafael Kirst, o espaço físico já está disponível na universidade para a constituição do laboratório, o que permitiria uma otimização em relação aos investimentos dos valores obtidos pela Consulta Popular. A ideia é aproveitar o espaço já existente. “Ou seja, usar o que temos de equipamentos, qualificar a estrutura laboratorial já posta para, assim, destinar a maior parte possível dos recursos efetivamente para ações de ensino e com escolas”, pontuou.

LEIA MAIS: Confira a cédula de votação da Consulta Popular; escolha de projetos começou nessa segunda-feira

Publicidade

O objetivo do FabLab é a constituição de um único espaço que permita que startups ou empreendedores desenvolvam um protótipo ou produto que eles irão comercializar, com a presença do componente educacional. “É isso que dá a abrangência regional do projeto: podermos convidar escolas de diferentes municípios para visitar e desenvolver pequenos projetos no laboratório. A ideia é que ele seja aberto e que pessoas da comunidade possam utilizar a estrutura”.

Ainda de acordo com Rafael, o impacto deverá ser positivo para o Vale do Rio Pardo. “Vamos buscar ter um espaço de referência de criação para conectar diferentes ações que já estão em desenvolvimento, seja com crianças em idade escolar, universitários, empreendedores e até mesmo com grandes empresas já consolidadas na região”.

ASSISTA: Rafael Kirst participou do Gazeta Notícias desta quarta-feira

Publicidade

O que é um FabLab?

O termo “FabLab” vem do inglês e significa “laboratórios de fabricação”. Existem fablabs em nível internacional e nacional. O que caracteriza o conceito é uma lista de equipamentos que são pré-requisitos para que o ambiente se constitua como um fablab. Da mesma forma, o caráter aberto permite que, em dia da semana ou um turno, mediante agendamento e regras de utilização, qualquer pessoa possa conhecer e utilizar a estrutura com foco em projetos para desenvolver soluções.

Como votar na Consulta Popular?

Para votar, o cidadão precisa ser eleitor e ter o domicílio eleitoral registrado em algum dos municípios da região. As informações necessárias são o número do título de eleitor, o CPF e a data de nascimento, além do e-mail ou telefone caso deseje receber informações sobre o processo.

LEIA TAMBÉM: Consulta Popular 2022 irá disponibilizar R$ 55 milhões para aplicação em investimentos

Publicidade

A escolha pode ocorrer de três formas: pelo aplicativo Colab, pelo site ou pelo WhatsApp (51) 8924 1547 (sem o 9 na frente). Essa última alternativa é uma novidade e tem como objetivo facilitar o acesso da população. Na conversa, é preciso enviar os termos “consulta popular” para ter acesso à votação.

É possível participar até às 23h59 da próxima quarta-feira, 23. Seja qual for a preferência, as informações solicitadas serão as mesmas e somente uma entre as cinco propostas poderá ser escolhida. As três mais votadas serão contempladas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.