Um grande ano para o cinema. É assim que muitos veículos especializados na sétima arte descrevem 2026. Pelo menos no que diz respeito à bilheteria, já que o ano passado foi marcado por decepções financeiras e verdadeiros desastres. No entanto, a promessa de bom retorno parece ser mais vantajosa para os cinemas (que realmente precisam sobreviver, diante da queda de público) e os executivos. Mas… e para os espectadores?
Bem, se você gosta de continuações, esse sem dúvida será o seu ano. O Diabo veste Prada finalmente receberá uma sequência, para a alegria dos fãs do original. Pânico, Toy Story e Duna também terão continuidade em 2026. Já O Morro dos Ventos Uivantes recebe uma nova adaptação.
LEIA TAMBÉM: Confira quatro filmes que se projetaram em 2025
Publicidade
É também um ano decisivo para os filmes de super-heróis. Especialmente para a Marvel, que acumulou uma série de fracassos em 2025. Desesperada, a Casa das Ideias apelou para suas duas armas mais bem-sucedidas: Homem-Aranha, que retorna em Um Novo Dia, e Os Vingadores em Destino, que trará de volta Robert Downey Jr. e Chris Evans. Já a DC, agora reestruturada, expande seu novo universo com Supergirl e Cara de Lama, terror sobre o esquisito vilão do Batman.
Enquanto Hollywood parece estar escassa das ideias, mais preocupada em encher os bolsos de dinheiro, o Brasil segue em sua escalada. Após o sucesso de Ainda Estou Aqui, chegou a vez de O Agente Secreto disputar premiações da indústria norte-americana. Diversas obras nacionais chegarão às telas ao longo do ano. Com a consolidação no exterior, não se surpreendam se elas tornarem-se destaque em grandes festivais e sejam as novas promessas para o Oscar 2027. Conheça quatro filmes brasileiros e internacionais nos quais vale ficar de olho para assistir no cinema em 2026.
Porongos
O novo filme dos criadores de InfiniMundo é o mais aguardado para 2026. O diretor e roteirista Diego Müller e o produtor Pablo Müller narram a jornada dos Lanceiros Negros na Revolução Farroupilha e o Massacre de Porongos. Para contar a história, os irmãos Müller reuniram um grande elenco, incluindo Emílio Farias, Samira Carvalho e Thiago Lacerda, este como Bento Gonçalves. Há ainda Rafa Sieg, Jorge Guerreiro, Adriano Basegio, Fred Vittola e a cantora Loma Berenice Gomes Pereira, em sua estreia nas telas. A expectativa aumenta ainda mais diante da possibilidade de a obra, atualmente em produção, ser concluída em Santa Cruz do Sul e em outras áreas do Vale do Rio Pardo. Os irmãos Müller esperam finalizar e lançar Porongos ainda em 2026.
Publicidade
Extermínio: templo de ossos
Lançado em 2025, Extermínio – A Evolução reviveu a franquia iniciada em 2002. O diretor Danny Boyle e o roteirista Alex Garland expandiram o universo com uma história que se passa 28 anos após o original, com o Reino Unido totalmente isolado do resto do mundo após ser tomado por infectados. A nova entrada surpreendeu a todos não só pelo horror, mas pelo drama e pelos temas incorporados. Sua conclusão, entretanto, provocou polêmica pelo tom cômico e esdrúxulo. Filmado simultaneamente com o seu antecessor, Templo de Ossos é uma sequência direta e promete desenvolver os personagens vistos anteriormente. Dessa vez, a direção é de Nia DaCosta, do excelente Candyman. O resultado poderemos conferir em breve: o filme vai estrear no dia 15 de janeiro.

Godzilla Minus Zero
O anúncio de uma continuação do bem-sucedido Godzilla Minus One estremeceu os fãs do monstro japonês mais icônico do cinema. Com previsão de estreia em junho, Godzilla Minus Zero tem a tarefa de dar sequência aos eventos do filme anterior, além de proporcionar cenas de destruição tão impactantes quanto as do antecessor. O diretor e roteirista Takashi Yamazaki retorna para a tarefa, aumentando as expectativas. Lançado em 2023, Minus One marcou o retorno do lagartão após um hiato de sete anos. Ambientada no Japão pós-Segunda Guerra Mundial, totalmente devastado e humilhado, a obra destacou-se pelas cenas de destruição e a narrativa, que soube trabalhar bem os personagens humanos e a criatura. O filme ganhou um Oscar pelos efeitos especiais.

Os corretores
O longa-metragem nacional marca o retorno de Fernanda Torres às telonas após o sucesso de Ainda Estou Aqui, primeiro filme brasileiro a ganhar um Oscar. A atriz, que também assina como roteirista, é protagonista da trama, que acompanha um casal de corretores imobiliários. Apesar dos poucos detalhes divulgados até o momento, motivos para aguardar pela obra, descrita como uma tragicomédia, não faltam. A direção é de Andrucha Waddington, marido da atriz, que produziu em 2025 um dos melhores filmes nacionais, Vitória, protagonizado por Fernanda Montenegro. Além de Fernanda Torres, o elenco conta com Bruno Mazzeo e Milhem Cortaz. Ainda não há uma data definida para o lançamento
nos cinemas.
Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade