A Conmebol anunciou na segunda-feira, 19, mudanças no formato da Copa Sul-Americana de 2023. Entre as novidades, estão uma fase preliminar com confrontos nacionais e um playoff entre a fase de grupos e as oitavas de final. São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás e Red Bull Bragantino serão os representantes brasileiros na fase de grupos da competição.
LEIA MAIS: Libertadores terá sorteio das fases preliminares nesta quarta-feira
As equipes que terminarem em segundo lugar em seus grupos não serão mais eliminadas diretamente, e terão a chance de avançar para as oitavas de final ao disputar um play-off com os times que ficarem na terceira colocação dos grupos da Libertadores. Para manter o número de partidas realizadas, a primeira fase será disputada em jogos únicos, e não mais em ida e volta. A fase não contará com a presença de clubes brasileiros e argentinos. Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela terão quatro equipes cada, avançando duas de cada país para os grupos.
Publicidade
Data da Recopa é alterada
A Conmebol anunciou uma mudança nas datas da Recopa de 2023. Os duelos entre Flamengo (campeão da Libertadores) e Independiente Del Valle, do Equador, (campeão da Sul-Americana) foram adiados para os dias 22 de fevereiro e 1º de março.
Publicidade
As primeiras datas divulgadas pela entidade apontavam jogo de ida no dia 8 de fevereiro, com mando dos equatorianos, e o jogo da volta na semana seguinte, no dia 15 de fevereiro, no Rio de Janeiro. No entanto, o conselho da Fifa definiu, na última sexta-feira, que o Mundial de Clubes será realizado no Marrocos entre os dias dias 1º e 11 de fevereiro de 2023.
Assim, o calendário da Recopa precisou ser alterado em virtude da competição, já que o Flamengo está classificado para o Mundial. Os mandos de campo, por outro lado, serão mantidos. Dessa forma, o Independiente Del Valle sediará o primeiro jogo no Equador no dia 22 de fevereiro, enquanto os flamenguistas receberão seus adversários no Brasil no primeiro dia de março.
Publicidade
Publicidade