O programa Estúdio Interativo, da Rádio Gazeta 107,9 FM, recebeu na manhã desta terça-feira, 30, a secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, para um balanço das ações e do desenvolvimento da pasta ao longo de 2025. Segundo ela, o ano foi marcado por desafios, mas também por avanços significativos. “O turismo era tímido em Santa Cruz. Acredito que conseguimos dar uma movimentada importante e um novo olhar para o setor”, afirmou.
Para a secretária, o turismo de eventos é hoje o principal destaque do município, impulsionado pelas mais de 200 iniciativas já consolidadas em Santa Cruz do Sul. No entanto, Jaqueline avalia que o potencial turístico da cidade vai além, especialmente nas áreas do turismo gastronômico e do interior. “Cada vez mais, o turista busca experiências diferentes, algo que ele possa vivenciar e que não tenha em sua própria cidade”, explicou.
Publicidade
Pensando em 2026, a Secretaria de Turismo pretende fortalecer o turismo de negócios, com foco no Centro de Eventos, que, conforme destacou a secretária, possui estrutura e localização estratégica para sediar congressos e feiras. “Temos um parque incrível no coração do município, com capacidade para receber grandes eventos”, ressaltou. Jaqueline também citou o potencial do Autódromo de Santa Cruz, reinaugurado neste ano, destacando que os eventos realizados no local geram impacto positivo na rede hoteleira, no comércio e no setor de serviços.
A secretária ainda enfatizou a importância de divulgar Santa Cruz para além dos limites do município, a fim de atrair turistas de forma mais frequente. Lançada em 2025, a campanha “Tem muita Santa Cruz para você” tem como objetivo evidenciar as potencialidades da cidade. “A campanha não é apenas para o munícipe, mas também para o turista e para a comunidade em geral”, destacou.
LEIA TAMBÉM: Bruno Faller afirma que as contas públicas de Santa Cruz estão equilibradas
Publicidade
Jaqueline adiantou que, para 2026, o Vale Cervejeiro, um dos projetos de campanha do prefeito Sérgio Moraes, deverá receber atenção especial para sua efetiva implementação. “O projeto terá duas etapas, uma urbana e outra no interior, porque ele representa a nossa identidade. Somos uma cidade de cultura alemã”, afirmou.
Com a criação recente do Fundo Municipal dos Parques (Fumpar), Jaqueline ressaltou que a revitalização dos parques integra a estratégia da prefeitura para fortalecer o turismo e tornar a cidade mais atrativa. Segundo ela, os investimentos visam garantir espaços limpos, seguros e bem estruturados para a comunidade e os visitantes. Entre as ações previstas estão a implantação de um sistema de bicicletas compartilhadas no Lago Dourado, com início previsto para fevereiro, e a revitalização do Parque da Gruta, programada para 2026.
Ouça a entrevista na íntegra:
*Colaboraram Lucas Malheiros e Marcio Souza
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade