Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ÓRGÃO

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa toma posse em Santa Cruz

Foto: Évelin Nyland

Foi realizada na manhã dessa segunda-feira, 15, no Palacinho, a cerimônia de posse do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Santa Cruz do Sul para o biênio 2025-2027. O ato oficializou a nomeação dos conselheiros titulares e suplentes, representantes do poder público municipal e da sociedade civil, além da recondução da atual diretoria do colegiado.

Participaram da solenidade o prefeito Sérgio Ivan Moraes; a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão e primeira-dama, Fátima Alves da Silva; a promotora de Justiça Catiuce Ribas Barin; o vereador Edson Azeredo, líder do Governo na Câmara e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Priscila Froemming.

LEIA MAIS: Entidades de Santa Cruz são classificadas em edital do Fundo Estadual da Pessoa Idosa

Publicidade

Criado pela Lei Municipal nº 10.125, de 30 de setembro de 2025, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é um órgão colegiado, permanente e paritário, de caráter deliberativo, supervisor, controlador e fiscalizador das políticas públicas voltadas à população idosa no município, estando vinculado à Secretaria Municipal responsável pela política de assistência social. O Conselho tem como finalidade assegurar à pessoa idosa liberdade, respeito e dignidade, conforme estabelece o Estatuto do Idoso.

Durante a cerimônia, foram apresentados os novos conselheiros indicados para o biênio 2025-2027, bem como a diretoria do Conselho, que foi reconduzida para a nova gestão. Permanecem à frente da entidade Priscila Froemming, como presidente; Michele Henn Waechter, vice-presidente; Cândida Elisa Severo, 1ª secretária; Jéssica Fell, 2ª secretária; Jorge Luiz Goulart, 1º tesoureiro; e Clari Schuh, 2ª tesoureira.

LEIA TAMBÉM: Acesso Grasel será bloqueado para serviços de limpeza e roçada

Publicidade

Na sequência, o prefeito Sérgio Moraes assinou a portaria que oficializa a posse dos conselheiros efetivos e suplentes, que prestaram compromisso público de cumprir os deveres do mandato como serviço relevante ao município.

Ao se manifestar, a presidente do Conselho, Priscila Froemming, ressaltou a responsabilidade do trabalho desenvolvido de forma voluntária pelos conselheiros. Segundo ela, atualmente o município conta com mais de 32 instituições e cerca de 800 pessoas idosas institucionalizadas. “Agradeço o trabalho de todos os conselheiros e digo que teremos muito trabalho pela frente nos próximos dois anos da nossa gestão”, afirmou.

LEIA MAIS: Horário estendido no comércio inicia nesta quarta em Santa Cruz; veja o que muda

Publicidade

A promotora de Justiça Catiuce Ribas Barin destacou a relevância do Conselho na garantia dos direitos da pessoa idosa e na fiscalização das políticas públicas e das instituições de acolhimento. “Vejo o Conselho da Pessoa Idosa de Santa Cruz do Sul extremamente desenvolvido, articulado, atuante e organizado, o que reflete no aprimoramento do fluxo de atendimentos. O Ministério Público está à disposição para, juntos, realizarmos um trabalho em prol das pessoas idosas do município”, salientou.

Já a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão e primeira-dama, Fátima Alves da Silva, elogiou o trabalho realizado pelo Conselho e as parcerias existentes. “O cuidado, o carinho, a atenção e também a alimentação são essenciais para nossos idosos. É um prazer reconduzir todos os membros do Conselho. Não devemos mudar o que está dando certo”, afirmou, desejando que a nova gestão amplie ainda mais o atendimento à população idosa.

Foto: Évelin Nyland

LEIA MAIS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.