Milhares de pessoas circularam pelo Parque da Oktoberfest entre a noite de quinta-feira, 29, e esse domingo, 1º de junho, para conferir novidades, oportunidades e conteúdos técnicos na 10ª Construarte e Multifeira de Santa Cruz do Sul.
O evento, com entrada gratuita, reuniu nos pavilhões 2 e 3 e no Centro de Eventos arquitetos, construtoras, incorporadoras, imobiliárias e empresas de materiais de construção e decoração além de revendedoras de veículos, lojas e agroindústrias familiares. Ainda sem números finais, a organização da 10ª edição estima que o evento atraiu quase 50 mil pessoas. E a avaliação foi positiva, tanto pelos visitantes quanto pelos expositores.
LEIA TAMBÉM: Mais de 10 mil pessoas acompanham o desfile da Gincana Municipal de Vera Cruz
Publicidade
Participando pela primeira vez como expositor, com a venda de bolachas e rapaduras, Romeu Kist, da agroindústria Kist Produtos Coloniais, aprovou o evento. “Valeu a pena vir, pois tivemos um fim de semana de bom movimento. Foi uma oportunidade a mais de vender, conquistar novos clientes e fazer propaganda para o empreendimento”, disse. A agroindústria fica em Entrada São Martinho, interior de Santa Cruz do Sul.

A Construarte ainda contou com praça de alimentação, brinquedos infláveis, apresentações musicais e experiências em máquinas e equipamentos.
Antecipação da data
Segundo o coordenador da feira e vice-presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos (Seasc), Luís Leitão, a ideia é promover a 11ª edição também no mês de maio em 2026, mas antecipando em alguns dias, em virtude do frio.
Publicidade
Também adiantou que deve ser pensada uma readequação nos espaços dos arquitetos, que marcaram presença na 10ª edição com projetos de oito escritórios de arquitetura e design de interiores. “Há um pedido deles para terem uma área maior, então vamos pensar nesse assunto. Talvez se consiga ampliar o espaço da mostra ou fazê-la em outro lugar, em um local mais fechado. Ainda vamos discutir a fórmula.”

Seguindo a ideia de realizar uma programação de conteúdos técnicos em paralelo, o coordenador ressalta que uma das sugestões é a presença de nomes de destaque em áreas do segmento, com o objetivo de atrair público e proporcionar conhecimento às mais variadas áreas. “A realização de minicongressos, acho que tem tudo a ver com a feira. Quem participou das palestras deu um feedback positivo, então eu acredito que possa continuar e melhorar.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade