Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

Construção do Centro Especializado em Reabilitação em Santa Cruz deve ser retomada em 2026

Projeto aguardado há anos em Santa Cruz do Sul, o Centro Especializado em Reabilitação (CER II) voltou ao horizonte da administração pública. Foi publicada nesta quinta-feira, 11, a licitação que definirá a empresa responsável pela retomada das obras no espaço, voltado ao atendimento de pessoas com deficiência, sobretudo auditiva. Na modalidade de concorrência eletrônica, serão recebidas propostas até as 8h15 de 27 de janeiro de 2026, com a disputa se iniciando às 8h30.

O valor estimado para a obra é de R$ 4.999.679,70, sendo que o critério de julgamento das propostas será o menor preço global. Após a assinatura do contrato, o prazo para a emissão do termo de autorização para o início das obras é de 180 dias. A partir desse momento, o prazo será de 15 meses para a construção do centro especializado, período que pode ser prorrogado. O edital da licitação e outros detalhes podem ser conferidos no site da Prefeitura de Santa Cruz, na aba Licitações.

LEIA MAIS: FOTOS: Prefeitura abre edital para implantar centro especializado em reabilitação

Publicidade

Uma licitação para a construção do CER II já havia sido realizada em 2024, vencida pela Realiize Construtora e Materiais de Construção Ltda, de Santa Cruz do Sul. A obra chegou a ser iniciada; no entanto, segundo a Prefeitura, a empresa não cumpriu com suas obrigações contratuais, tendo executado apenas parte dos serviços iniciais previstos, levando à rescisão do acordo.

O centro de reabilitação, a ser operado pela Secretaria Municipal de Saúde, será erguido na área da antiga Escola Murilo Braga, na Avenida Independência, no Bairro Renascença. O prédio, de cerca de 1,2 mil metros quadrados, conforme o projeto inicial, deverá contar salas administrativas, consultórios, refeitório, salas de terapias e de reabilitação, além de espaço para atividades físicas.

LEIA TAMBÉM: Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2026

Publicidade

Saiba mais

A habilitação e reabilitação prevê uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar dos profissionais de saúde, com envolvimento direto da pessoa com deficiência, familiares e atendentes pessoais nos processos de cuidado. Conforme o estudo técnico preliminar da obra, o CER II visa atender a uma demanda regional reprimida.

O documento cita dados da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, que mostram que, na região, há atualmente 882 usuários na lista de espera por atendimento especializado auditivo. Ainda, desde 2019, as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires têm, respectivamente, 44 e 31 atendidos aguardando o serviço.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.