Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

cobrança extra

Conta de luz seguirá em bandeira vermelha em julho

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira, 27, o acionamento da bandeira vermelha patamar um nas contas de luz para o mês de julho, mantendo a mesma condição de junho. Isso significa uma cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

De acordo com a agência reguladora, a manutenção da bandeira vermelha reflete a continuidade do cenário hidrológico negativo no País, com volume de água que chega aos reservatórios das hidrelétricas inferior à média histórica para o período. Com isso, há redução na geração de energia por hidrelétricas.
“Esse quadro tende a elevar os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais onerosas para geração, como as usinas termelétricas”, diz a Aneel.

LEIA TAMBÉM: Ernesto Alves promove festa junina neste sábado

Publicidade

A chuva ao longo de junho, especialmente no Sul, melhorou a situação de armazenamento na região, propiciando a queda dos preços da energia no curtíssimo prazo, um dos gatilhos para o acionamento da bandeira tarifária. No entanto, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta que em julho as chuvas serão abaixo da média na maior parte do País.

Mesmo no Sul, onde as precipitações seguem com maior intensidade, a previsão é de forte redução dos volumes a partir da segunda semana do próximo mês. (Agência Estado)

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.