Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

MONITORAMENTO

Contactantes de paciente com variante Ômicron apresentam resultado negativo

Na última sexta-feira, 3, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou o primeiro caso de infecção pela variante Ômicron do coronavírus no Rio Grande do Sul. A paciente é uma mulher residente de Santa Cruz do Sul, que voltou de viagem da África do Sul recentemente. O Cevs recebeu a amostra da paciente no início da tarde de quinta-feira, 2, e realizou o sequenciamento genômico completo do vírus em aproximadamente 24 horas, para agilizar as ações de vigilância e a adoção das medidas sanitárias necessárias.

A mulher está em isolamento domiciliar e acompanhada pela vigilância em saúde do município. Ela recebeu duas doses de vacina contra a Covid-19 e apresentou febre baixa em apenas um dia. Foi realizado um levantamento de todas as pessoas com quem a mulher teve contato desde o retorno ao país, e que todas já foram testadas para a doença. Dois contactantes residentes em Santa Cruz tiveram o resultado negativo.

LEIA MAIS: Primeira paciente com variante Ômicron no Estado é moradora de Santa Cruz

“O monitoramento é feito desde a saída da África. Os testes foram feitos e a paciente já ficou em isolamento antes do resultado. Ela está, praticamente, assintomática e o período de isolamento encerra nos próximos dias”, afirmou, em entrevista à Rádio Gazeta, a secretária municipal da Saúde, Daniela Dumke.

A secretária alerta que as medidas de precaução devem seguir. “Ela estava com o esquema vacinal completo. A vacina não impede que a pessoa pegue o vírus, mas ajuda para que não se desenvolvam os sintomas mais graves da doença. Não sabemos quantas variantes ainda virão, assim como ocorre, todo ano com a H1N1 que sempre tem uma cepa diferente”, ressalta. Para ela, segue sendo também fundamental seguir com os protocolos de higiene, como lavar as mãos, usar máscara e álcool gel.

LEIA MAIS: Anticorpos criados em infecção anterior não impedem doença por Ômicron, diz OMS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.