Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PASSA SETE

Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro-Serra ocorre neste domingo

Neste domingo, 8, ocorre o 28º Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro-Serra, no Parque do Pinhão, no município de Passa Sete. Na manhã desta quinta-feira, 5, estiveram participando do programa Giro Regional, da Gazeta FM 98.1, a presidente da Associação das Trabalhadoras Rurais de Passa Sete, Marli Calheiro de Quadros; a extensionista rural Social da Emater de Passa Sete, Marly Todendi; e a secretária municipal de Educação, Cultura, Lazer, Desporto e Turismo do município, Daiani Rech.

O tema deste ano – “Mulher pérola: o que te faz ser forte” –, segundo Marly Todendi, tem como objetivo mostrar a figura da mulher como uma pérola: as situações enfrentadas diariamente é que proporcionam a “lapidação”. “São várias coisas que vão acontecendo e nos moldando, tanto como ser humano, como uma mudança na propriedade, na geração de renda, essa força da mulher em destaque”, salientou.

Marli Calheiro de Quadros destacou que ao longo do ano é feito um trabalho em conjunto, com os grupos e a Emater, e este evento é uma oportunidade para divulgar esse trabalho, e que tudo está preparado e organizado para esperar o público. A Associação das Trabalhadoras Rurais de Passa Sete conta com aproximadamente 800 mulheres, distribuídas em 15 grupos.

Publicidade

A extensionista Marly Todendi destacou que a programação tem várias atrações, com início às 8h45, com a entrada das delegações; às 9 horas inicia a palestra “Colcha de retalhos: Tecendo memórias para transformar a vida no campo”, com Rosane Rodrigues Felix, doutoranda em Educação, professora da Unicruz e integrante do Programa Rede Leite.

LEIA TAMBÉM: Evento aborda empreendedorismo feminino em Sobradinho

Às 9h45, Silvana Canova, assistente técnica Regional da Emater/RS de Ijuí, assistente social e pedagoga, vai palestrar sobre “Mulheres na promoção da paz”, com apoio musical do engenheiro agrônomo Diego Rebelatto, e Eliezer Machado, auxiliar administrativo do escritório da Emater de Redentora.

Publicidade

Às 11 horas ocorre visitação ao espaço do artesanato rural, e momento cultural com artistas locais – Rivail e Soleni e Acordes Musical. Ao meio-dia será servido o almoço.

As atividades da parte da tarde iniciam às 13h30, com a abertura oficial do evento e leitura da carta de Passa Sete, com a reivindicação das mulheres, e pronunciamento de autoridades. Às 14h30, ocorre o desfile para escolha da rainha, princesas e mulher simpatia das agricultoras do Centro-Serra. Às 16 horas, ocorre confraternização entre os municípios, animada pela banda Projeção Nacional. O evento está programado para encerrar às 17 horas.

A secretária Daiani frisou que a Administração Municipal ficou encarregada de organizar a estrutura do Parque do Pinhão, que sediará o evento. Marly ressaltou a importância da união de toda a comunidade e acrescentou que as atividades são abertas a toda a família e não restritas às mulheres.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Casa da Cultura de Sobradinho realiza exposição em homenagem ao Dia da Mulher

Os municípios envolvidos na promoção da festa são: Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Passa Sete, Sobradinho, Segredo e Tunas, integrando o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo e a Associação dos Municípios do Centro-Serra (AMCserra).

Convite para o governador
A secretária de Educação, Cultura, Lazer, Desporto e Turismo de Passa Sete salientou que um convite para o encontro foi entregue nesta semana ao governador Eduardo Leite. A entrega foi feita no Piratini por uma comitiva, formada pela secretária Daiani, o prefeito Bertinho Rech e a assessora jurídica Daiane Secretti, acompanhados pelo deputado Adolfo Brito. Leite não estará presente no evento, por incompatibilidade de agenda, mas confirmou que enviará um representante.

Publicidade

Foto: DivulgaçãoGovernador Eduardo Leite recebeu convite para o evento, mas não estará presente
Governador Eduardo Leite recebeu convite para o evento, mas não estará presente

 

LEIA TAMBÉM: Empreendedores querem identidade de Sobradinho na estrutura do Quiosque da Praça

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.