COVID-19 01/05/2020 13h47 Atualizado às 15h06

Tunas e Lagoão deverão fechar o comércio após determinação do Estado

Os municípios estão na lista das cidades da Região Norte, que terão restrições mais rígidas em virtude do agravamento da pandemia do coronavírus

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, divulgou nessa quinta-feira, 30, detalhes do modelo de distanciamento controlado que deverá entrar em vigor a partir do dia 6 de maio. O governo também publicou um decreto de transição que ficará vigente até a publicação da norma que definirá o distanciamento social controlado.

LEIA MAIS: Saiba mais sobre o modelo de distanciamento controlado

De acordo com o documento, as regiões Norte e Vale do Taquari terão restrições mais rígidas e a vedação ao comércio passa a valer durante esse caráter transitório, já que o governo entendeu que houve um agravamento da pandemia nesses locais. Em virtude da proximidade do Dia das Mães, as empresas poderão realizar vendas por meio de telentrega, drive-thru e take away (pegue e leve).

Integrando a Região Norte estão os municípios de Tunas e Lagoão que também fazem parte da Região Centro-Serra. Tunas já confirmou quatro casos, com um óbito, da Covid-19. Lagoão não confirmou nenhum caso positivo até o momento.

LEIA TAMBÉM
Região de Santa Cruz é classificada com bandeira laranja
Quais dados compõem a bandeira laranja atribuída à região de Santa Cruz

Além de Lagoão e Tunas, os outros municípios da Região Norte que deverão seguir as novas determinações são: Água Santa, Almirante Tamandaré do Sul, Alto Alegre, André da Rocha, Arvorezinha, Barracão, Barros Cassal, Cacique Doble, Camargo, Campos Borges, Capão Bonito do Sul, Carazinho, Casca, Caseiros, Ciríaco, Coqueiros do Sul, Coxilha, David Canabarro, Ernestina, Espumoso, Fontoura Xavier, Gentil, Ibiaçá, Ibiraiaras, Ibirapuitã, Itapuca, Lagoa dos Três Cantos, Lagoa Vermelha, Machadinho, Marau, Mato Castelhano, Maximiliano de Almeida, Montauri, Mormaço, Muliterno, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Paim Filho, Passo Fundo, Pontão, Sananduva, Santa Cecília do Sul, Santo Antônio do Palma, Santo Antônio do Planalto, Santo Expedito do Sul, São Domingos do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro, Serafina Corrêa, Sertão, Soledade, Tapejara, Tapera, Tio Hugo, Tupanci do Sul, Vanini, Victor Graeff, Vila Lângaro e Vila Maria.

Já a Região dos Vales é composta pelos seguintes municípios: Anta Gorda, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, São José do Herval, São Valentim do Sul, Sério, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Correa e Westfalia.