Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ELEIÇÕES 2020

Acordo entre coligações cancela carreatas em Sobradinho

Na tarde desta quarta-feira, 11, a Justiça Eleitoral da 53ª Zona Eleitoral esteve reunida com a Brigada Militar e representantes das três coligações que disputam o pleito em Sobradinho, assim como as duas coligações de Lagoa Bonita do Sul. O objetivo do encontro era chegar em um consenso sobre a realização de carreatas, que nos dois municípios foram marcadas para o próximo sábado, 14, véspera do dia da votação. A juíza eleitoral Liane Gorini, a promotora de Justiça Amanda Giovanaz e o chefe do Cartório Eleitoral da 53º ZE, Rafael Miranda Trindade, conduziram a reunião.

Primeiramente foi debatida a situação de Sobradinho, onde a coligação “Honestidade e Trabalho” (MDB/PDT) e a coligação “Sobradinho Pode Mais” (PP/PTB/PSB/PSDB) haviam marcado carreata para sábado à tarde, com horários próximos e ambas com concentração no Parque da Fejão. A Justiça Eleitoral destacou que o encontro dos eleitores das duas coligações poderia gerar conflito, além de aglomeração de pessoas, o que não é indicado diante da pandemia da Covid-19. A coligação “A Verdadeira Mudança” (PT) havia marcado uma passeata para a manhã de sábado.

A partir de colocações da juíza eleitoral e da promotora de Justiça, os partidos decidiram cancelar os eventos, tanto as carreatas, quanto a passeata. Os representantes dos partidos salientaram que não pretendem causar tumulto entre os eleitores, além de seguir as medidas preventivas em relação à pandemia.
 

Publicidade

Foto: Gazeta da Serra/Katieli Kohls

Resolvida a situação de Sobradinho, foi a vez de os partidos de Lagoa Bonita do Sul buscarem um consenso. As duas coligações – “Juntos pela mudança que queremos” (PT/PSDB) e “Juntos faremos muito mais” (PP/PTB/PSB/PDT) – haviam marcado carreata para sábado à tarde e também em horários próximos, o que causaria o encontro dos eleitores em uma estrada do interior.

Diante da falta de acordo, algumas alternativas foram apresentadas e ficou acertado que a coligação “Juntos faremos muito mais” vai realizar um evento de encerramento de campanha com carreata nesta quinta-feira, 12, às 16h30. Já a coligação “Juntos pela mudança que queremos” realiza carreata na sexta-feira, 13, com horário a ser definido. Também ficou acordado que nenhuma das duas coligações vai promover evento no sábado, 14.

A juíza Liane e a promotora Amanda pediram que as carreatas sejam realizados seguindo as medidas preventivas ao coronavírus e que os candidatos sejam exemplo, usando máscara e mantendo o distanciamento, além de orientar aos demais candidatos e aos eleitores que controlem os ânimos e mantenham o nível, para que o pleito ocorra de forma tranquila.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: “Estamos tomando todos os cuidados”, destaca chefe do cartório

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.