Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ARROIO DO TIGRE

Mais um maio sem Olímpiada Rural, mas sentimento continua vivo

Os primeiros dias de maio costumavam ser de grande movimentação em Arroio do Tigre com a realização da tradicional Olimpíada Rural. O orgulho, o sentimento de pertencimento, o amor e a alegria estampados nos rostos dos jovens, crianças e adultos envolvidos no maior evento do gênero no Sul do país, permanecem vivos e no aguardo ansioso pela possibilidade do reencontro.

Os jogos, que chegaram em 2019 à 37ª edição, precisaram ser cancelados em 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19. Prevista agora para ocorrer no próximo ano, a 38ª edição deve marcar o retorno das atividades que reuniam famílias e a comunidade arroio-tigrense, sempre com o objetivo de manter viva a interação entre as juventudes rurais, integrando da criança ao idoso por meio do esporte amador e da recreação, contribuindo ainda para a valorização do jovem rural e reforçando a relevância do produtor do campo.

LEIA MAIS: Comitê organizador das olimpíadas divulga roteiro da tocha

Publicidade

Segundo Camila Rode, atual presidente da Associação da Juventude Rural de Arroio do Tigre (Ajurati), entidade à frente do evento, “a Olimpíada é um evento preparado para a comunidade rural, no entanto, ela tem grande importância e impacto para o comércio do município”. Ela lembra que a Ajurati conta com a parceria de outras entidades, como a Emater-RS/Ascar e do poder público para sua realização, além do comércio.

“Estes se envolvem e apoiam também financeiramente. Na impossibilidade de ocorrer a Olimpíada, deixamos de ter um grande movimento na cidade no início de maio”, pontuou Camila, acrescentando a atual situação econômica como motivo de preocupação para a próxima edição, em razão da arrecadação de verbas necessárias ao porte da atividade.

Com aproximadamente 3 mil associados, a Ajurati é uma grande incentivadora dos produtores rurais, tendo reconhecimento no cenário regional. Por toda a representatividade, a Olimpíada Rural de Arroio do Tigre foi incluída no Calendário Estadual de Eventos no último dia 13 de abril.

Publicidade

Conforme o ex-presidente da Ajurati (licenciado) e atual vereador do município, Tiago Bertollo, o reconhecimento é motivo de alegria. “Hoje a Olimpíada está sendo reconhecida entre os maiores eventos do Estado. Desta forma será vista por muitas outras pessoas e empresas, podendo expandir a captação de recursos para o evento, para a festa, mas também contribuindo para o trabalho com o jovem, de evitar o êxodo rural”, salientou, agradecendo a todos que contribuíram neste processo e parabenizando, especialmente, a atual diretoria, que se manteve trabalhando e conquistou “a maior vitória de todos os tempos”, segundo ele. A Ajurati busca movimentar de forma online as Juventudes, para que não percam a vontade e a esperança de voltar a disputar a Olimpíada, de estarem juntos novamente, quando o momento permitir.

LEIA MAIS: Lagoão completa 33 anos de emancipação

Reencontro adiado

Publicidade

O novo momento trouxe saudade para os participantes. A família Puntel, de Vila Progresso, sente falta do contato com as pessoas, das noites de treinos e preparação, dos jogos e das jantas que reuniam a Juventude de sua comunidade e o grande evento integrador. O casal Daniel e Venusia Puntel participam da Olimpíada desde a primeira edição. Eles são pais de Anderson e Paloma que há alguns anos também integram a Juventude União Católica, grupo pelo qual conquistaram muitas medalhas. “Somos uma família unida e participativa, e o que é mais marcante para nós é que o apoio e incentivo à participação na Olimpíada é trazido nas 3 gerações de nossa família”, pontuou Venusia.

Este tem sido um período de adaptação, eles nunca imaginaram ficar dois anos distantes dos jogos. O contato, agora restrito a conversas online, os faz recordar das edições anteriores. “A Olimpíada representa mostrar os valores dos jovens rurais no esporte, onde Arroio do Tigre se destaca, principalmente mostrando a força do interior, tanto no esporte como na organização e no destaque em liderança no município”, frisou.

A expectativa dos Puntel é grande para a próxima edição. “Vai ser um reencontro muito esperado, de alegrias, risadas, de poder voltar a jogar, de rever todos os amigos e principalmente ver o Tigrão lotado novamente”, enfatizou a mãe.

Publicidade

Para a filha Paloma, é muito marcante participar do evento na companhia dos pais. “Eles me mostram a força de ser um produtor rural, me mostram a importância da participação em competições, a importância da união, do comprometimento, do respeito, do apoio ao próximo, tenho muito orgulho deles”, completou.

Essa união é característica marcante entre as 17 juventudes rurais que participam do evento em Arroio do Tigre. Como reforça a presidente Camila: “apesar de vivermos em uma era de muita tecnologia, ainda há coisas que a tecnologia não substitui”. Sem dúvidas a adrenalina da competição, o acendimento da pira olímpica, o baile de escolha das soberanas e o ginásio Tigrão lotado com atletas e torcidas são insubstituíveis.

LEIA MAIS: Estado festeja nesta quarta o dia dedicado à juventude rural

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.