Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Diagnóstico

Entenda a diferença entre os testes que identificam o novo coronavírus

Foto: Rafaelly Machado

teste - coronavírus - amostra - exame

Teste PCR utiliza amostra da secreção nasofaríngea

O diagnóstico do novo coronavírus em Santa Cruz do Sul ganhará um reforço, em breve, com a realização de exames para detectar a Covid-19 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio de uma parceria com a Prefeitura. Os testes realizados na instituição, no entanto, são diferentes daqueles aplicados durante um estudo liderado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

No primeiro caso, dos testes que ainda serão realizados, é feita a coleta de amostra de secreção, que passa por um extrator de DNA/RNA automatizado, onde é feita a extração e processamento de material genético do vírus (RNA). Esse exame mostra se há ou não presença do vírus no material analisado.

LEIA MAIS
Unisc recebe Extrator de RNA que possibilita a realização de testes
Prefeitura de Santa Cruz vai investir R$ 400 mil para realizar testes no município

Já os 500 testes aplicados em diversos bairros de Santa Cruz do Sul para integrar a pesquisa da UFPel são chamados de “rápidos”. Eles utilizam uma gota de sangue, retirada da ponta do dedo do paciente, que é analisada por um aparelho. Conforme a Prefeitura de Santa Cruz, o resultado fica pronto em cerca de 15 minutos. Os dois tipos, no entanto, têm diferentes períodos ideais para a coleta.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Estudo da UFPel estima 5,6 mil infectados por Covid-19 no Rio Grande do Sul

Entenda

Teste rápido: de fácil execução, utiliza uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo, que será analisada pelo aparelho de testes em aproximadamente 15 minutos. O período ideal para coleta pode variar de acordo com a marca do teste. A execução e a leitura do resultado devem ser feitas por profissionais da Saúde e conforme orientações do fabricante. O teste pode indicar se a pessoa já entrou em contato com o vírus em algum momento.

Publicidade

PCR: a análise da amostra da secreção nasofaríngea deve ser feita até o 10º dia dos sintomas, preferencialmente entre o 3º e o 5º. São os exames realizados pelo Lacen e que também passarão a ser feitos pela Unisc. Mostram se há ou não presença do vírus no material coletado.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Testes rápidos são aplicados com gota de sangue da ponta do dedo

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.