Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COMEÇOU AQUI

Tenista catarinense quer estar entre os 500 melhores da ATP

Foto: João Cleber Caramez

Em Santa Cruz, Eduardo Ribeiro encontrou o primeiro treinador, Sílvio Kothe

O tenista catarinense Eduardo Ribeiro, de 21 anos, entra 2020 com o objetivo de ficar entre os 500 melhores da Association Tennis Professionals (ATP). Atualmente, ocupa a posição 1219, empatado com o alemão Niklas Schell. Nas duplas, é o número 877. No ranking da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), está na 34ª posição. O garoto é cria do Tênis Clube Santa Cruz, que completa 110 anos em janeiro.

O primeiro professor, Sílvio Luiz Kothe, de 63 anos, se emociona ao ver o pupilo se destacando nas quadras mundo afora. “Pelas minhas mãos, passaram campeões brasileiros. São 48 anos dando aulas. Todos têm um sentimento de gratidão por mim. O meu maior orgulho é que todos criaram uma carreira ou formaram uma família. Esporte e educação precisam andar lado a lado”, destaca.

LEIA MAIS: Irmãos santa-cruzenses ficam entre os melhores da América no Xadrez Escolar

Publicidade

Os primeiros treinos de Eduardo foram aos cinco anos, por estímulo do pai, Paulinho Ribeiro. Na época, a família residia em Santa Cruz. Eduardo revela um carinho especial pela cidade. “Tenho avós e um padrinho que moram aqui. Sempre que possível, passamos uns dias. Se tem uma cidade que eu voltaria a morar é Santa Cruz”, salienta.

O primeiro resultado de destaque na carreira de Eduardo foi o vice nas duplas do El Ombu Cup, em Córdoba, na Argentina, em 2014, ao lado de João Hinsching. Em 2008, Eduardo conquistou o título da Copa Gerdau. Na ATP, o primeiro ponto conquistado foi em 2016, após a disputa de um torneio no Equador. Em 2018, o primeiro título em duplas foi conquistado ao lado de Bernardo Oliveira, na terceira etapa do Circuito Internacional de Tênis, em Curitiba. Neste ano, o tenista foi campeão nas duplas no ITF de Cancún, no México, em parceria com Fernando Yamacita.

LEIA MAIS: Natal Cestinha presenteia crianças que participam do Projeto

Publicidade

A rotina de treinos é desgastante. São dois períodos diários. Eduardo optou por trancar a faculdade e investir na carreira profissional. No dia 6 de janeiro, retomará os treinamentos para voltar ao México no fim do mês. Para ele, é um país onde os brasileiros são bem acolhidos e um local com infraestrutura hoteleira, além de boas quadras com piso duro. O treinador de Eduardo em Florianópolis, onde reside há nove anos, é o ex-tenista Márcio Carlsson, que jogou ao lado de Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.