Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Consumo

Bolsonaro diz que preço da carne vai começar a cair

O presidente Jair Bolsonaro disse nessa segunda-feira, 9, que o preço da carne no mercado brasileiro deve cair em breve. “É natural nessa época do ano a carne subir por volta de 10%. Subiu um pouco mais, tendo em vista as exportações”, avaliou.

Ele e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, participaram de uma transmissão nas redes sociais e abordaram o assunto. A ministra disse que a alta é temporária. “O senhor pode garantir à população que nós temos o maior rebanho comercial do mundo. Isso foi um período, uma seca, a entressafra do boi, mas a arroba já baixou para o produtor e agora o preço precisa baixar na gôndola”, disse ela.

O Ministério informou na última sexta-feira que houve recuo de 9% nos preços da carne bovina no mercado doméstico na primeira semana de dezembro. Entre as razões para a disparada na cotação do produto estão a recuperação da demanda interna, as secas prolongadas, o grande volume de exportações para a China e a alta do dólar, que tornou a proteína brasileira ainda mais competitiva no mercado internacional. “Não existe nenhum problema de abastecimento. Estamos vivendo um momento de transição de preço”, completou a ministra.

Publicidade

Para entender
A carne bovina sofreu forte reajuste nas últimas semanas, chegando ao segundo preço mais alto desde o Plano Real. Esta disparada é reflexo de um fenômeno que começou em 2013 com a queda no consumo entre as famílias, associada a questões relacionadas ao mercado externo. Além disso, analistas dizem que o preço não era reajustado há pelo menos três anos.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.