Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Protesto

Santa Cruz tem ato contra racismo e fascismo neste domingo

Foto: Cristiano Silva

Um ato contra o racismo e o fascismo foi realizado na tarde deste domingo, 7, no Centro de Santa Cruz. A manifestação pacífica iniciou às 14 horas na Praça Getúlio Vargas, em frente à Catedral São João Batista e reuniu cerca de 100 pessoas. Em seguida foi realizada uma caminhada pelas ruas centrais.

Conforme as organizadoras, a ideia surgiu por conta de protestos similares que estão sendo realizados em vários países. Um evento foi criado no Facebook, convidando as pessoas a participarem. A organização pediu que o público utilizasse camisetas pretas e máscaras, que levasse seu próprio álcool gel por conta da pandemia e enfatizou que o ato é apartidário.

Dezenas de participantes protestaram contra o racismo e o fascismo, relembrando casos como a morte de George Floyd ocorrida nos Estados Unidos e o assassinato da vereadora Marielle Franco, além de portar faixas e cartazes, alguns com mensagens contra o presidente Jair Bolsonaro. O ato Santa Cruz contra o racismo e o fascismo – Vidas Negras Importam está previsto para encerrar por volta das 17h30.

Publicidade

Manifestações são registradas neste domingo
Em Brasília, as manifestações foram realizadas na Esplanada dos Ministérios, que se dividiu em duas nesta manhã. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) se posicionou no gramado central e manteve manifestantes contra o governo do lado esquerdo, onde fica o Ministério da Justiça, e grupos a favor do presidente Jair Bolsonaro no lado direito, onde fica o Itamaraty.

O ato contrário ao governo do presidente Jair Bolsonaro reuniu mais pessoas. Ao longo da última semana, em diferentes ocasiões, o presidente pediu a seus apoiadores que não saíssem às ruas hoje para evitar confrontos com grupos contrários.

Um protesto contra o racismo e a violência policial também levou manifestantes ao centro do Rio de Janeiro, em uma caminhada que segue pela Avenida Presidente Vargas depois de ter partido do Monumento a Zumbi dos Palmares, nos arredores da Central do Brasil. O ato é a segunda marcha Vidas Negras Importam na cidade. Na semana passada, os manifestantes protestaram em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do estado do Rio de Janeiro.

Publicidade

LEIA MAIS: ONU lança campanha no Brasil para alertar sobre violência contra negros

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.