Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

Estado reforça prevenção e testagem de gestantes e puérperas

Foto: Pixabay

Foto: Daniel Reche/Pixabay

A ocorrência de casos de Covid-19 em gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo) tem preocupado a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Dados da Vigilância Epidemiológica mostram que, desde o início da pandemia, 60 gestantes foram hospitalizadas em função da doença e uma delas morreu. Já entre as puérperas foram 18 internações e cinco óbitos. A Seção de Saúde da Mulher e a Coordenação da Atenção Básica pedem que os municípios tenham atenção especial com esse público.

“O risco de letalidade parece maior entre as puérperas, mas é tudo muito recente e estamos analisando caso a caso para avaliarmos os fatores envolvidos”, afirma a coordenadora da Divisão de Políticas dos Ciclos de Vida da Secretaria da Saúde (SES), Gisleine Lima da Silva.

LEIA TAMBÉM: Óbitos por Covid-19 no Rio Grande do Sul ultrapassam 3 mil

Publicidade

Conforme a SES, as mudanças fisiológicas no corpo da mulher durante a gestação e o pós-parto geram predisposição a infecções graves, inclusive respiratórias; portanto, esse grupo tem prioridade para realizar teste RT-PCR e deve ter maior atenção para evitar o contágio pela Covid-19. Atenção ainda maior deve ser dada às portadoras de comorbidades, como diabetes, obesidade, doenças cardíacas ou respiratórias.

>> Clique aqui e confira a nota de alerta emitida pelo Estado

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.